Os itens que mais registraram alta foram o arroz, água, sorvete e inseticida
O desempenho do varejo alimentar registrou o maior crescimento do ano, com aumento de 7,2% nas vendas em unidades em comparação a maio de 2023, impactando o faturamento total do setor que cresceu 9,4%. Aliado a uma variação de 2,1% nos preços, o setor atingiu, portanto, a maior variação do ano.
É o que aponta a análise mensal da Scanntech, o mês marcado por condições climáticas extremas como o desastre natural no Rio Grande do Sul, onda de calor que tornou o período e o aumento de casos de dengue, provocaram aumentos significativos de itens essenciais como arroz (+52,9%), água (+65,5%), sorvetes (+41,1%) e inseticidas (+53,2), refletindo tanto em unidades vendidas quanto em faturamento.
“Maio foi um mês de forte crescimento, impulsionado por estes eventos atípicos, mas também pela resposta solidária dos consumidores à situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Já que todas as regiões do país apresentaram algum crescimento. Este desempenho reflete a resiliência do mercado consumidor brasileiro e a capacidade do setor de se adaptar a condições extraordinárias”, explica Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech.
Na análise regional, houve variações de crescimento entre as diferentes regiões do país: a região Sul registrou o maior crescimento em faturamento, seguida pela região Norte. Todas as regiões apresentam em comum o forte crescimento de água e arroz; no Sudeste, se destaca também a venda de sorvete e em São Paulo, além desses itens, a venda de inseticida.
Entre as categorias com melhor desempenho na contribuição para o crescimento do faturamento, os dados da Scanntech apontam a cesta de bebidas, com destaque para água, refrigerantes e cervejas, com uma alta de 19,3% em relação a maio de 2023; e a cesta de mercearia básica, que após dois meses de queda, registrou um crescimento de 7,8% em faturamento e 5,5% em vendas unitárias, puxada por produtos como arroz, café e açúcar.
Outro produto relevante foram os inseticidas, que embora não apareçam nas categorias de maior crescimento nacionalmente, tiveram uma relevância significativa em São Paulo, região onde o item cresceu 112%, refletindo a preocupação da população com a dengue.
Já no quesito canais, os supermercados apresentaram a maior alta em faturamento, atribuída à variação positiva de preços, já os atacarejos regionais registraram um crescimento significativo nas vendas unitárias, destacando-se entre os demais canais.
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