Supermercados registram 13,6% de ruptura em junho e escassez afeta itens essenciais
- promocaoasbrafe
- 24 de jul.
- 1 min de leitura

A ausência de produtos nas prateleiras dos supermercados brasileiros cresceu pelo segundo mês consecutivo, alcançando 13,6% em junho, segundo o Índice de Ruptura da Neogrid. O aumento de 1,3 ponto percentual em relação a maio (12,3%) evidencia os impactos das instabilidades climáticas e econômicas sobre a cadeia de abastecimento.
Os alimentos básicos foram os mais afetados. Os ovos lideram o índice de ruptura, com 20,7%, seguidos por leite (13,9%), açúcar (11%) e café (10,4%). A escassez também atingiu o azeite (10,4%), feijão (9,5%) e arroz (9,2%), reforçando o desafio logístico enfrentado por varejistas e fornecedores.
Para Robson Munhoz, diretor de Relações Corporativas da Neogrid, o cenário reflete um ambiente operacional mais complexo, influenciado pela valorização do dólar, tensões no comércio internacional e clima irregular em regiões produtoras do Brasil. “Esses fatores afetam diretamente a oferta de produtos, exigindo uma gestão de estoques ainda mais estratégica por parte da indústria e do varejo”, explica.
O desequilíbrio no abastecimento também chega ao consumidor. Apesar de sinais de desaceleração, os preços continuam elevados em categorias essenciais, pressionando o orçamento das famílias e enfraquecendo o poder de compra.
O Índice de Ruptura da Neogrid considera a falta de produtos com base no mix cadastrado pelas lojas, independentemente da demanda ou histórico de vendas. O cálculo é feito por item: se uma loja oferece dez marcas de água mineral e uma delas está indisponível, a ruptura registrada é de 10%.








Comentários