Comércio cresce 17,9% no fim de semana do Dia das Crianças, aponta Itaú
- promocaoasbrafe
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Setores mais beneficiados foram viagens (+46,7%) e brinquedos (+22,9%); levantamento inclui transações com cartão e Pix, tanto presenciais quanto online.

O comércio brasileiro registrou um aumento de 17,9% no fim de semana do Dia das Crianças, em comparação ao mesmo período do ano passado (11 e 12 de outubro), segundo levantamento do Itaú Unibanco. O dado reflete o impacto positivo do feriado nacional sobre as vendas no varejo, impulsionado por diferentes segmentos.
Embora a data tenha forte apelo infantil, o destaque ficou por conta do setor de viagens, que apresentou o maior crescimento, com alta de 46,7% nas transações. Em seguida, vieram os brinquedos, com aumento de 22,9%.
Entre os setores que mais se beneficiaram no período estão:
Agências de viagem: +46,7%
Brinquedos: +22,9%
Lojas de departamento: +18,3%
Calçados: +12,1%
Recreação: +11%
Os dados consideram pagamentos realizados via Pix e cartões de débito e crédito, tanto em compras online quanto em estabelecimentos físicos, feitas por pessoas físicas a empresas.
Intenção de compra e perfil do consumidor
Um levantamento paralelo conduzido pelo Instituto Datafolha em parceria com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) já previa uma movimentação próxima de R$ 18,9 bilhões no feriado.
De acordo com a pesquisa, os homens se mostraram mais dispostos a gastar na data, e a região Sudeste apresentou o maior valor médio de compra, estimado em R$ 248.
Apesar do avanço contínuo do e-commerce, especialmente entre os consumidores mais jovens, as lojas físicas ainda mantiveram a preferência da maioria dos brasileiros para as compras de Dia das Crianças.



