Pix: entenda as novas regras de segurança que começam a valer em fevereiro
- Secretaria Asbrafe
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Em entrevista ao Jornal da CBN, o especialista em segurança digital, Josué Adil, destacou como principal avanço o fortalecimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

As novas regras do Pix, que entram em vigor a partir de fevereiro, prometem reforçar a segurança do sistema de pagamentos e dificultar a atuação de golpistas. As mudanças permitem que os bancos bloqueiem automaticamente, por até 72 horas, contas suspeitas de envolvimento em fraudes logo após uma denúncia.
Em entrevista ao Jornal da CBN, o especialista em segurança digital e CEO da Acadi-TI, Josué Adil, destacou como principal avanço o fortalecimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED). A ferramenta poderá ser acionada diretamente pelo aplicativo do banco, sem a necessidade imediata de registro de boletim de ocorrência.
"Antes de você fazer qualquer boletim de ocorrência pelos meios que anteriormente era a regra principal, você dentro do próprio aplicativo do banco, tem o MED, o Mecanismo Especial de Devolução, que você aciona ele. O banco já automaticamente, a tecnologia já vai bloquear a conta de destino do fraudador."
Segundo Adil, todos os bancos passam a ser obrigados a oferecer, em seus aplicativos, um botão específico para contestação de Pix ou para acesso ao MED. O procedimento é semelhante ao já utilizado em compras no cartão de crédito.
"Agora você tem essa mesma facilidade no Pix, tanto pela transação quanto pelo botãozinho que todos os aplicativos são obrigados agora a disponibilizar dentro do seu app contra essa fraude, contra a fraude do Pix."
O especialista também alertou para fraudes comuns, como o golpe do "Pix errado". Nesses casos, a orientação é não transferir valores para contas indicadas por desconhecidos. Josué Adil ainda negou rumores que voltaram a circular nas redes sociais sobre suposto monitoramento governamental ou criação de impostos sobre o Pix.
"A rastreabilidade é justamente por segurança nesse momento, para você se proteger através desse mecanismo especial de devolução, que é o MED."







Comentários