Pesquisa da ASBRAFE revela retomada do otimismo no setor de festas, candies e confeitaria
- Marketing ASBRAFE
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Após registrar seu menor nível histórico em janeiro, o ICFestas volta a indicar otimismo, impulsionado pelo crescimento das expectativas para a economia e o setor.

Após um início de ano marcado pelo pessimismo, o setor de festas, candies e confeitaria volta a demonstrar sinais de recuperação. De acordo com a pesquisa realizada pela ASBRAFE entre os dias 1º e 10 de março de 2025, o Índice de Confiança do Setor das Lojas Especializadas em Festas, Candies e Confeitarias (ICFestas) atingiu 52,3 pontos, retornando ao campo do otimismo após ter registrado seu menor patamar histórico em janeiro, com 49 pontos. Vale lembrar que pontuações abaixo de 50 indicam pessimismo no mercado.
O crescimento do ICFestas está diretamente ligado à melhora das expectativas em relação à economia brasileira, que subiu de 41,9 para 46,8 pontos. No entanto, o otimismo foi ainda mais expressivo no que diz respeito à avaliação dos empresários em relação às próprias empresas do setor, cujo indicador passou de 58,1 em janeiro para 64,5 em fevereiro.
Os dados financeiros apontam que fevereiro foi relativamente positivo para o setor. O faturamento das lojas cresceu, em média, 5,1% em comparação com o mesmo período de 2024, e o faturamento do Carnaval, apesar de abaixo do esperado, registrou um aumento de 3,8%. O ticket médio também teve um crescimento de 3,3%.
No entanto, o setor ainda enfrenta desafios. O custo de aquisição de matérias-primas continua em alta, mantendo-se próximo dos 10% desde o início do ano, sem perspectivas de queda. Esse fator pode representar um entrave para o desempenho das empresas nos próximos meses.
Apesar disso, os empresários do setor estão otimistas em relação ao futuro. A expectativa é que as vendas da Páscoa de 2025 tenham um crescimento superior a 11% em relação ao ano anterior. Mesmo com os aumentos significativos no preço do chocolate, a demanda aquecida do consumo das famílias deve sustentar o mercado por mais algum tempo.
A ASBRAFE segue monitorando o desempenho do setor e fornecendo informações estratégicas para apoiar os empresários em suas decisões. Para mais detalhes sobre a pesquisa, entre em contato com a ASBRAFE.
Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 18ª Edição - Março/2025
Comentarios