top of page

ICFestas atinge 49,6 pontos em novembro

Índice de confiança das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria tem aumento 1,5 pontos


Fonte: Radar Econômico

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 11 de dezembro de 2023 com 39 lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos. Todas elas associadas da ASBRAFE.


O índice de confiança do setor encerrou o mês de novembro em 49,6 pontos, ligeiramente superior ao resultado de outubro (48,1). Essa retomada da confiança está relacionada a uma melhora das expectativas, que saiu de 53,5 em outubro para 55,8 em novembro.


O índice de situação atual permanece baixo em 43,4 (pessimismo), mas vem apresentando melhora desde setembro (41,1).


De maneira geral, a mensagem do ICFestas de novembro é que a situação atual ainda é desafiadora, mas as perspectivas do setor são boas. Esses resultados estão alinhados com outras pesquisas divulgadas conforme veremos logo a seguir.



Avaliando-se o ICFestas apenas para a dimensão das empresas, percebe-se que houve uma melhora na percepção da situação atual desde setembro (44,7), chegando aos 48,1 em novembro, muito próximo portanto do campo da neutralidade (50). Ainda avaliando-se apenas as empresas do setor, percebe-se que houve uma melhora na percepção das expectativas, recuperando a queda de outubro (55,3), atingindo 59,6 (Otimismo) pontos em novembro.


As empresas pesquisadas estão ligeiramente pessimistas com a sua própria situação atual, mas caminhando para a neutralidade desde setembro deste ano. Olhando para os próximos 6 meses, a situação é bem mais animadora pois a pesquisa aponta otimismo.


Já para a Economia Brasileira, a avaliação é completamente diferente: há um forte pessimismo em relação a situação atual e esse pessimismo não dá sinais de queda. Em setembro, início da pesquisa, o indicador para situação atual da economia brasileira era de 34 pontos, aumentou um pouco para 35,6 em outubro, mas caiu novamente em novembro para 34 pontos.


As expectativas apontam também queda para Economia Brasileira: o indicador estava neutro nos dois meses anteriores e caiu para 48,1 pontos em novembro (Pessimismo).


Pessimismo em relação a Economia Brasileira continua sem sinais de melhora.


 

Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 3ª Edição - Dezembro/2023

bottom of page