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Falta de informação, comentários e mais: o que faz o brasileiro desistir da compra?

Estudo com mais de 4 mil brasileiros da agência SEO Hedgehog Digital revela quais fatores mais afastam quem já chegou ao site determinado a comprar


Fonte: Banco de imagens Wix
Fonte: Banco de imagens Wix

Mesmo após encontrar o produto buscado no Google, muitos usuários recuam antes de finalizar o pedido, devido a percepções de ausência de informações sobre o e-commerce, o produto ofertado e de validação social, segundo a pesquisa State of Search Brasil 6, realizada pela agência de SEO Hedgehog Digital.


O levantamento foi feito com base em 4.157 entrevistas online com brasileiros, homens (48%) e mulheres (52%), a partir de 16 anos, de todas as regiões do país, entre 26 de junho e 14 de julho de 2025 pelo Painel Opinion Box. O estudo tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,5 ponto percentual.


O principal fator de desistência é a sensação de que o site parece duvidoso, citado por 68% dos entrevistados.


Para os especialistas da agência, neste contexto, é possível compreender como duvidosos sites que contém inúmeros anúncios que atrapalham os próprios produtos, postagens de conteúdos considerados impróprios, imagens irreais de mercadorias e até mensagens com aviso de segurança. 


Fonte: State of Search Brasil, Hedgehog Digital
Fonte: State of Search Brasil, Hedgehog Digital

Em segundo lugar, aparece o frete caro, citado 66% – um desafio ainda frequente para empresas que dependem de logística terceirizada ou variáveis como peso e dimensões do produto.


Além desses dois pontos já sensíveis para o consumidor, a falta de informação explícita sobre o produto também afeta a decisão de compra. Segundo o levantamento, 52% deixam o site quando não encontram detalhes suficientes sobre o item que pretendem adquirir. Já 45% afirmam recuar quando faltam informações sobre a empresa responsável pela venda.


Validação social e digital de um site


Outra causa bastante citada pelos entrevistados foi a validação social: 44% alegaram desistir da compra quando não encontram comentários ou avaliações de outros compradores. Para os pesquisadores responsáveis pelo estudo, esse número reforça a necessidade de oferecer elementos concretos de segurança, especialmente para usuários que chegaram ao site por meio do Google e ainda não conhecem a marca.


Para Felipe Bazon, CEO da Hedgehog Digital, os resultados reforçam a importância de construir um ambiente digital confiável: “as pessoas estão buscando informação alinhada com rapidez e qualidade. Quando o consumidor já chegou ao site, qualquer ruído na experiência pode representar uma venda perdida. Na Black Friday ou em qualquer outra época sazonal para os negócios, transparência, velocidade e clareza precisam ser prioridade para quem deseja competir no e-commerce”, destacam.


A lentidão no carregamento também aparece entre as motivações de abandono. O levantamento indica que 29% dos entrevistados encerram a tentativa de compra quando o site demora muito para carregar, indicando o peso da experiência de navegação para a decisão final. 


Outras razões menos citadas incluem não encontrar no site a mesma informação exibida na aba “Shopping” do Google (21%), e o fato de o site não estar na primeira página do buscador (8%).



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