13º salário: 36% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday, diz Google
- Secretaria Asbrafe
- há 2 dias
- 1 min de leitura

O décimo terceiro salário deve reforçar o fôlego de consumo no final de 2025, especialmente durante a Black Friday. Um levantamento do Google mostra que 36% dos trabalhadores que receberão o benefício pretendem gastar o mesmo ou até mais do que nos anos anteriores, utilizando parte do rendimento extra nas promoções do período.
Entre os consumidores que planejam direcionar o 13º para compras, Moda e Tecnologia aparecem como as categorias de maior interesse. O estudo aponta a seguinte distribuição:
Moda: 20%
Eletrônicos (celulares, TVs, notebooks): 18%
Eletrodomésticos: 18%
Artigos para casa (móveis, decoração, cama/mesa/banho): 15%
Beleza e perfumaria: 13%
Eletroportáteis: 5%
A pesquisa revela ainda que 57% dos entrevistados acreditam que o décimo terceiro terá impacto relevante em seu planejamento financeiro anual. Embora 28% indiquem a quitação de dívidas como prioridade, o calendário da Black Friday deve direcionar parte significativa do valor para o varejo, especialmente em categorias de alto volume durante o mês de novembro.
Segundo Nathalia Camargo, diretora de Commerce do Google Brasil, o benefício tende a impulsionar o desempenho das promoções.
“O potencial de consumo do décimo terceiro salário será um motor importante para o comércio varejista, especialmente nas categorias de vestuário e tecnologia, durante a Black Friday”, afirma.







Comentários