top of page

Custo de vida desacelera na RMSP em junho

Com equilíbrio nos preços dos alimentos, famílias começam a sentir alívio no orçamento — mas alta acumulada de mais de 6% em 12 meses ainda preocupa


Fonte: Banco de Imagens Canva
Fonte: Banco de Imagens Canva

O custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) registrou queda de 0,21% em junho, segundo o levantamento Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da FecomercioSP, com base em dados do IBGE. A desaceleração vem ocorrendo de forma gradual nos últimos meses, puxada principalmente pela redução da pressão nos alimentos.

No entanto, o índice ainda acumula alta de 6,11% nos últimos 12 meses.

📊 [GRÁFICO 1] Variação mensal do custo de vida na RMSP (CVCS)

Fonte: IBGE/FecomercioSP
Fonte: IBGE/FecomercioSP


De acordo com a FecomercioSP, a expectativa é de estabilização dos preços na capital paulista, já que os principais grupos de consumo não indicam pressões significativas no curto prazo — com exceção da conta de energia elétrica, que deve ter aumento mais expressivo em julho. Mesmo assim, com o mercado de trabalho aquecido, o poder de consumo das famílias tende a se manter, ajudando a equilibrar preços e melhorar o cenário do comércio e da inadimplência.

Alimentos ajudam no alívio, principalmente para as classes mais baixas

O grupo Alimentação e Bebidas, que vinha sendo o principal fator de pressão, acumulou alta de 8,93% nos últimos 12 meses, mas registrou leve retração de 0,09% em junho. Essa desaceleração contribuiu para um impacto menor sobre as classes D e E, que apresentaram quedas de 0,23% e 0,18%, respectivamente. Já a classe A teve leve alta de 0,04%.

Nos supermercados, os preços também recuaram -0,31%, impulsionados por quedas em carnes (-1,21%), frutas (-2,96%) e hortaliças e verduras (-6,29%). Em contrapartida, a alimentação fora do lar subiu 0,23% no mês.

📊 [TABELA 2]Variação do custo de vida por classe social na RMSP – Junho/2025


Fonte: IBGE/FecomercioSP
Fonte: IBGE/FecomercioSP

Transportes aliviam, mas energia elétrica pressiona

O grupo Transportes teve queda de 0,07% no mês, com destaque para a redução nas passagens aéreas (-2,6%) e gasolina (-0,8%). Esse recuo também beneficiou especialmente as classes de menor renda: enquanto a classe E teve variação de -0,25%, a classe A apresentou aumento de 0,24% nesse grupo.

A maior pressão em junho veio do grupo Habitação, que subiu 0,8%, puxado pelo aumento de 2,9% na energia elétrica. A tendência é que esse impacto se intensifique nos próximos meses, com o reajuste médio de 13,94% na tarifa, autorizado pela Aneel a partir de julho.

O impacto da energia foi percebido de forma relativamente uniforme: +0,77% para a classe E e +0,74% para a classe B.

Acumulado do ano e impacto por classe

No acumulado de janeiro a junho de 2025, o CVCS registra alta de 2,79%. No mesmo período de 2024, o índice havia subido 1,69%. Já no acumulado de 12 meses (julho de 2023 a junho de 2024), a alta chega a 3,29%.

Entre as faixas de renda, o custo de vida avançou mais para as classes de menor poder aquisitivo:

  • Classe E: +6,69%

  • Classe D: +6,59%

  • Classe B: +5,78%

  • Classe A: +5,74%

Esse cenário reflete a concentração de gastos em itens essenciais para as classes mais baixas, como alimentação, energia e transporte.

📊 [TABELA 3]Variação acumulada do custo de vida por classe social – últimos 12 meses

Fonte: IBGE/FecomercioSP
Fonte: IBGE/FecomercioSP

Comentários


ASBRAFE

Rua Visconde de Inhaúma, 489
Sala 407, 408 e 412 - Centro - Ribeirão Preto

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube

Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos - ASBRAFE
CNPJ: 30.899.257/0001-98

bottom of page