top of page

Cresce a confiança dos empresários representados pela ASBRAFE

Os resultados encontrados na pesquisa mostram que a maioria das empresas participantes apontou melhora em relação as condições gerais da economia brasileira e das próprias empresas



A ASBRAFE - Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos, realiza trimestralmente uma pesquisa intitulada "Boletim Econômico: Qual a confiança dos empresários de artigos para festas", que tem como finalidade avaliar a confiança e expectativas do seu empresariado (varejistas, fabricantes e distribuidores) acerca da economia brasileira e sua própria empresa.


Em sua oitava edição, referente ao 1º trimestre de 2022, pode-se observar um aumento considerável em seus índices de confiança e expectativas, após um período de queda dos últimos dois trimestres. Conforme observado pelo Guilherme Moreira, economista responsável pela sua realização:


"Os resultados encontrados na pesquisa mostram que a maioria das empresas participantes apontou melhora em relação às condições gerais da economia brasileira e das próprias empresas. Ao contrário na pesquisa anterior, quando as condições das próprias empresas permaneceram inalteradas, nesta pesquisa a maioria delas (70%) respondeu que a situação melhorou ou melhorou muito em relação ao trimestre anterior.


Capítulo 2 - Expectativa em relação a Economia Brasileira

A superação da pandemia a partir deste início do ano começa a mostrar seus efeitos na economia, aumentando assim o otimismo das empresas. A maioria absoluta (85%) apontou que estão confiantes para o segundo trimestre de 2022. Essa confiança também se reflete na expectativa de faturamento para este ano, haja vista que 89% dos entrevistados esperam ampliação.


Capítulo 4 - Expectativa para o 2º Tri/2022 em relação a própria empresa

Em relação à Páscoa de 2022, a pesquisa realizada no início deste ano apontou que 78,3% das empresas esperavam aumento em relação à Páscoa de 2021, já na pesquisa realizada em abril, houve uma ligeira melhora pois o valor encontrado foi de 81,4%.


Capítulo 7 - Expectativa faturamento da própria empresa para a Páscoa de 2022

A despeito das dificuldades ainda enfrentadas na economia brasileira, especialmente em relação ao aumento da inflação e da taxa básica de juros, percebe-se uma ligeira melhora na atividade econômica, em grande parte devido ao fim das restrições impostas pela pandemia. A pesquisa mostra que essa melhora já afeta o setor representado pela ASBRAFE, pois a maioria das empresas está otimista em relação ao ano de 2022."


Capítulo 6 - Comparação pesquisas ASBRAFE - Expectativa do faturamento 2º tri/2021 ao 1º tri/2022

Confira a pesquisa completa abaixo:

Confiança Empresários 1 trimestre 2022
.pdf
Download PDF • 2.81MB
 

Fonte: Pesquisa - Confiança dos Empresários do setor de Artigos para Festas - 1º trimestre/2022 (Realizada pela ASBRAFE)

bottom of page