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71% dos brasileiros compram online ao menos uma vez por mês, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil

Sites internacionais lideram a preferência dos consumidores. Nos últimos 12 meses, 119 milhões de pessoas realizaram compras pela internet; 19% sofreram algum tipo de fraude.


Fonte: Banco de Imagens Canva
Fonte: Banco de Imagens Canva


O e-commerce consolidou-se como parte da rotina do consumidor brasileiro. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 119,2 milhões de consumidores – o equivalente a 73% da população das capitais – fizeram ao menos uma compra online no último ano.

A frequência também impressiona: 71% compram online pelo menos uma vez por mês, sendo que 53% afirmam comprar algumas vezes por mês, 15% semanalmente e 3% todos os dias.

O que os brasileiros mais compram

  • Roupas, calçados e acessórios (46%)

  • Comida por delivery (34%)

  • Remédios e produtos de saúde (28%)

  • Itens para casa (28%)

  • Cosméticos e perfumes (26%)


Fraudes e sensação de segurança


Apesar da adesão crescente, 19% dos consumidores foram vítimas de fraude online nos últimos 12 meses, enquanto 20% sofreram tentativas sem prejuízo financeiro. Ainda assim, a percepção de segurança é alta: os entrevistados deram nota 8,0 em uma escala de 1 a 10 para a confiabilidade das compras online.


Marketplaces internacionais dominam


Os sites e aplicativos mais usados são majoritariamente internacionais:


  • Shopee (73%)

  • Mercado Livre (63%)

  • Amazon (39%)

  • Shein (37%)

  • Americanas (29%)

  • Magalu (28%)


O ticket médio da última compra foi de R$ 224. Entre as formas de pagamento, o PIX lidera com 66%, seguido por cartão de crédito (51%) e débito (20%).


O que mais pesa na decisão de compra


  • Frete grátis (56%)

  • Promoções e descontos (47%)

  • Preço baixo (47%)

  • Pronta entrega (30%)

  • Facilidade de pagamento (30%)

  • Descrições detalhadas dos produtos (30%)


Segundo a pesquisa, 92% dos consumidores já compraram mais de uma vez na mesma loja online, principalmente por melhores preços (32%), frete grátis (27%) e experiências anteriores positivas (27%).


Vantagens percebidas


  • Preço baixo (44%)

  • Comodidade de comprar sem sair de casa (33%)

  • Economia de tempo (26%)

  • Flexibilidade de horário (23%)


Problemas enfrentados


A maioria (78%) nunca teve problemas. Entre os que tiveram (20%), os principais foram:

  • Produto diferente do anunciado (5%)

  • Atraso na entrega (5%)

  • Produto não entregue (4%)

  • Produto danificado (4%)

Em 44% dos casos, os problemas foram solucionados com devolução do dinheiro (22%) ou troca do produto (14%).


Compras por aplicativos e redes sociais


  • 80% dos consumidores utilizaram apps de lojas no último ano, principalmente por praticidade (48%) e melhores preços (44%).

  • 49% compraram pelas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp e TikTok).

  • 34% realizaram compras diretamente pelo WhatsApp, com média de duas transações no último mês.


Entre os atrativos do WhatsApp estão: negociar preços (26%), conveniência (23%) e contato direto com o vendedor (22%). Além disso, 41% participam de grupos VIP criados por empresas para promoções exclusivas.


Conclusão


Para José César da Costa, presidente da CNDL, os resultados mostram que o consumidor brasileiro incorporou de vez a compra digital em sua rotina:

“O alto índice de compras mensais demonstra que o e-commerce já faz parte do dia a dia. Porém, é essencial que o consumidor se certifique da segurança dos sites e desconfie de preços muito abaixo do mercado.”

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