71% dos brasileiros compram online ao menos uma vez por mês, revela pesquisa CNDL/SPC Brasil
- promocaoasbrafe
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Sites internacionais lideram a preferência dos consumidores. Nos últimos 12 meses, 119 milhões de pessoas realizaram compras pela internet; 19% sofreram algum tipo de fraude.

O e-commerce consolidou-se como parte da rotina do consumidor brasileiro. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 119,2 milhões de consumidores – o equivalente a 73% da população das capitais – fizeram ao menos uma compra online no último ano.
A frequência também impressiona: 71% compram online pelo menos uma vez por mês, sendo que 53% afirmam comprar algumas vezes por mês, 15% semanalmente e 3% todos os dias.
O que os brasileiros mais compram
Roupas, calçados e acessórios (46%)
Comida por delivery (34%)
Remédios e produtos de saúde (28%)
Itens para casa (28%)
Cosméticos e perfumes (26%)
Fraudes e sensação de segurança
Apesar da adesão crescente, 19% dos consumidores foram vítimas de fraude online nos últimos 12 meses, enquanto 20% sofreram tentativas sem prejuízo financeiro. Ainda assim, a percepção de segurança é alta: os entrevistados deram nota 8,0 em uma escala de 1 a 10 para a confiabilidade das compras online.
Marketplaces internacionais dominam
Os sites e aplicativos mais usados são majoritariamente internacionais:
Shopee (73%)
Mercado Livre (63%)
Amazon (39%)
Shein (37%)
Americanas (29%)
Magalu (28%)
O ticket médio da última compra foi de R$ 224. Entre as formas de pagamento, o PIX lidera com 66%, seguido por cartão de crédito (51%) e débito (20%).
O que mais pesa na decisão de compra
Frete grátis (56%)
Promoções e descontos (47%)
Preço baixo (47%)
Pronta entrega (30%)
Facilidade de pagamento (30%)
Descrições detalhadas dos produtos (30%)
Segundo a pesquisa, 92% dos consumidores já compraram mais de uma vez na mesma loja online, principalmente por melhores preços (32%), frete grátis (27%) e experiências anteriores positivas (27%).
Vantagens percebidas
Preço baixo (44%)
Comodidade de comprar sem sair de casa (33%)
Economia de tempo (26%)
Flexibilidade de horário (23%)
Problemas enfrentados
A maioria (78%) nunca teve problemas. Entre os que tiveram (20%), os principais foram:
Produto diferente do anunciado (5%)
Atraso na entrega (5%)
Produto não entregue (4%)
Produto danificado (4%)
Em 44% dos casos, os problemas foram solucionados com devolução do dinheiro (22%) ou troca do produto (14%).
Compras por aplicativos e redes sociais
80% dos consumidores utilizaram apps de lojas no último ano, principalmente por praticidade (48%) e melhores preços (44%).
49% compraram pelas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp e TikTok).
34% realizaram compras diretamente pelo WhatsApp, com média de duas transações no último mês.
Entre os atrativos do WhatsApp estão: negociar preços (26%), conveniência (23%) e contato direto com o vendedor (22%). Além disso, 41% participam de grupos VIP criados por empresas para promoções exclusivas.
Conclusão
Para José César da Costa, presidente da CNDL, os resultados mostram que o consumidor brasileiro incorporou de vez a compra digital em sua rotina:
“O alto índice de compras mensais demonstra que o e-commerce já faz parte do dia a dia. Porém, é essencial que o consumidor se certifique da segurança dos sites e desconfie de preços muito abaixo do mercado.”







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