top of page

64% dos aplicativos desapontam usuários e apenas 18% atingem excelência

Os aplicativos estão cada vez mais presentes no dia a dia, facilitando compras, estudos e conexões sociais. No entanto, a ampla oferta não garante satisfação. Avaliações compartilhadas por usuários de mais de 200 mil aplicativos apontam que 64% deles não são bons o suficiente, enquanto apenas 18% são considerados excelentes, conforme aponta um levantamento publicado pela Eitri.


Fonte: Banco de imagens Canva
Fonte: Banco de imagens Canva

Dos 205.230 aplicativos analisados, 131.799 não tinham avaliações suficientes para uma classificação precisa. Entre os segmentos com maior percentual de excelência, lideram os apps de Livros e Referências (33,72%), Clima (29,60%) e Compras (29,43%). Já entre as categorias com menor satisfação dos usuários, destacam-se Jogos de Corrida (4,94%), Jogos Educacionais (4,75%) e Dating (2,16%).


Entre os aspectos valorizados pelos usuários, a experiência de compra eficiente se destaca, mencionada por 18% dos entrevistados. Outros fatores positivos incluem a conveniência em relação às lojas físicas (11%), a facilidade de uso (10,3%) e a qualidade dos produtos (9%).


Por outro lado, os principais problemas apontados incluem instabilidade e falhas no desempenho dos apps (15%), dificuldades no processo de compra (13%), problemas com cupons e descontos (9%) e inconsistências no cálculo do frete (6%). Esses fatores são apontados como grandes vilões para a retenção de usuários e a experiência no e-commerce.


Neste panorama, os consumidores buscam plataformas que permitam encontrar produtos e concluir compras de maneira rápida e intuitiva. A experiência com o aplicativo é analisada separadamente da qualidade dos produtos, indicando que a marca pode ser bem avaliada independentemente do canal de venda.


Aplicativos que funcionam sem falhas e oferecem logística eficiente são considerados diferenciais. Promoções e descontos também influenciam a decisão de compra, assim como a variedade do catálogo e um suporte ágil e eficiente. Além disso, a flexibilidade nas opções de pagamento e entrega agrega valor à experiência do usuário, reforçando a percepção de que o app deve ser uma extensão da jornada com a marca.

Comments


ASBRAFE

Rua Visconde de Inhaúma, 489
Sala 408 e 412 - Centro - Ribeirão Preto

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube

Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos - ASBRAFE
CNPJ: 30.899.257/0001-98

bottom of page