Varejo paulista deve faturar 5,4% a mais com vendas do Dia das Mães deste ano, diz FecomercioSP
- Marketing ASBRAFE
- 9 de mai.
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Dados da Federação ainda apontam que Comércio da capital também vai crescer acima de 5%; lojas de roupas e farmácias e perfumarias são os destaques

O Dia das Mães deste ano será promissor para o varejo paulista. Uma das datas mais relevantes para o setor deve superar os obstáculos da inflação e dos juros altos, sendo estimulada pelo mercado de trabalho aquecido e pela renda em elevação. A expectativa é que o faturamento dos segmentos diretamente impactados pela data cresça 5,4% em relação a maio de 2024 [tabela 1]. Os dados são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Em números absolutos, o faturamento dessas atividades pode atingir R$ 75,3 bilhões, o que representa um salto de R$ 3,86 bilhões em comparação com o ano passado. Vale lembrar que essas informações se referem a números brutos, não considerando a lucratividade dos negócios.
Na análise da FecomercioSP, essa data é relevante para o varejo não apenas pelo impacto econômico, mas também por envolver diversos segmentos do setor. Além disso, muitos consumidores iniciam a busca por presentes com antecedência, já nos meses anteriores, concentrando as compras em maio.

A projeção é que as lojas de móveis e decoração apresentem a maior taxa de crescimento — de 15,8% em relação ao ano passado. No entanto, é importante mencionar que trata-se da atividade de menor receita, sendo comum grandes variações porcentuais para cima ou para baixo. De qualquer forma, as previsões sugerem um aumento na procura por bens duráveis para o lar, possivelmente impulsionado pela ampliação do crédito — apesar dos juros elevados — e pelo desejo de presentear as mães com itens de maior valor agregado.
As lojas de vestuário, tecidos e calçados, ainda bastante combalidas pelos efeitos da pandemia, como a Federação já mostrou em outra pesquisa, também vão crescer neste mês (14,7%), evidenciando a forte relação entre a data e o segmento de roupas.
Farmácias e perfumarias, por sua vez, vão crescer 10%, com projeção de R$ 12,7 bilhões em vendas. O aumento (de R$ 1,17 bilhão) reflete a popularidade de produtos de beleza, cosméticos e itens de autocuidado entre as preferências dos consumidores na hora de presentear as mães, tendência já apontada em pesquisas de intenção de compra em anos anteriores.
Varejo paulistano também vai crescer
Assim como o Estado, a capital paulista também terá um Dia das Mães positivo. Os dados da FecomercioSP indicam crescimento de 5,8% no faturamento, alcançando R$ 24 bilhões — um salto de R$ 1,3 bilhão em comparação com o mesmo mês do ano anterior [tabela 2].

Lojas de móveis e decoração também vão liderar a alta porcentual (16,9%), seguidas pelo segmento de vestuário e calçados, com expansão de 12,4% nas vendas, o que significa um acréscimo de R$ 520 milhões em relação ao ano passado.
Outro destaque será o grupo de eletrodomésticos, eletrônicos e linha branca, por exemplo, com elevação de 8,6%. Já os supermercados seguirão como a categoria de maior peso no total faturado (R$ 12,2 bilhões), embora apresentem a menor variação porcentual projetada, de apenas 2%.
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Fonte: FecomercioSP
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