As pequenas e médias empresas (PMEs) estão consolidando sua posição no varejo online brasileiro, impulsionadas por um crescimento contínuo, acelerado pela digitalização, maior acesso à internet e a adoção de novos meios de pagamento.
De acordo com um levantamento da Nuvemshop, plataforma em e-commerce, o faturamento das PMEs no primeiro semestre de 2024 atingiu R$ 2 bilhões, marcando um aumento de 33% em comparação com o mesmo período de 2023, quando foi registrado um faturamento de R$ 1,5 bilhão.
Para acompanhar o ritmo de crescimento das grandes corporações, as PMEs têm se estruturado de forma robusta, adotando estratégias como o omni-channel, que integra vendas online e offline, maximizando o faturamento e experiência do cliente.
Além disso, o investimento em atendimento personalizado ao cliente e programas de benefícios tem se mostrado uma tática eficaz para impulsionar as receitas ao longo do tempo. “O e-commerce permitiu que as PMEs expandissem suas operações além das fronteiras locais, utilizando novas estratégias de vendas”, comenta Eduardo Esparza.
O executivo é VP general manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo. Para ele, o retail media e outras abordagens da publicidade digital têm sido cruciais para atrair a atenção dos consumidores, permitindo que as PMEs ofereçam uma jornada de compra mais atraente e competitiva.
Mais crescimento à vista
Os dados da Nuvemshop também revelam que 31,8 milhões de produtos foram vendidos entre janeiro e junho de 2024, representando um aumento de 26% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos de moda (R$ 680,3 milhões), saúde & beleza (R$ 187,3 milhões) e acessórios (R$ 133 milhões) se destacaram como os mais lucrativos.
“A análise desses segmentos permite traçar metas de vendas e estratégias de planejamento para as principais datas do varejo deste ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal. O uso de anúncios direcionados em espaços digitais de alto tráfego, como ocorre com o retail media, é essencial para aumentar a visibilidade dos produtos”, explica Esparza.
Formas de pagamento em evolução
A Nuvemshop também observou que o cartão de crédito permanece como a forma de pagamento preferida dos clientes, com 45% das compras efetivadas. Entretanto, o PIX registrou um crescimento de 30% na preferência dos consumidores, chegando a 44,5% das transações realizadas em 2024.
“As compras via cartão de crédito oferecem aos clientes a possibilidade de participar de programas de benefícios oferecidos pelas operadoras, como o acúmulo de pontos ou cashback. Dessa forma, o cliente pode combinar vantagens tanto das operadoras quanto das PMEs, que podem implementar em seu e-commerces estratégias de benefício ao consumidor. A adoção dessas estratégias deve ser cuidadosamente avaliada pelo varejista, que deve considerar ferramentas que ofereçam vantagens tanto para o negócio quanto para o consumidor”, finaliza Esparza.
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