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Varejo online deve dobrar até 2027 e consolidar liderança no e-commerce brasileiro

Relatório global aponta Brasil e África do Sul como mercados estratégicos em ascensão


Fonte: Banco de Imagens Canva
Fonte: Banco de Imagens Canva

O e-commerce brasileiro deve viver uma das maiores expansões da sua história nos próximos anos. Segundo a segunda edição do relatório “Guia de expansão global para mercados de alto crescimento”, produzido pela fintech canadense Nuvei, o comércio eletrônico de empresas varejistas no Brasil deve alcançar US$ 297,7 bilhões em 2027, mais que o dobro dos US$ 137,3 bilhões registrados em 2024.

Quando considerados todos os segmentos, o comércio eletrônico brasileiro deve crescer 70% em três anos, passando de US$ 346,3 bilhões em 2024 para US$ 585,6 bilhões em 2027.

Varejo assume protagonismo

O relatório aponta que o varejo online terá crescimento mais acelerado que o e-commerce geral, consolidando sua liderança no setor. Três fatores explicam esse avanço:

  • a grande população jovem do país,

  • a crescente adoção da cultura digital pelos brasileiros,

  • e as facilidades de pagamento, com destaque para o Pix, que democratizou o acesso às compras online.

De acordo com Daniel Moretto, vice-presidente sênior da Nuvei América Latina, o destaque está nos segmentos de vestuário, acessórios e moda. Esses setores conseguiram alinhar a oferta de produtos às preferências do consumidor e aprimorar a logística de entrega, fatores que ampliaram a participação do varejo para metade do e-commerce brasileiro.

Outras verticais em crescimento

Além do varejo, outras áreas devem ganhar força no comércio eletrônico brasileiro:

  • Viagens: avanço de 64%, passando de US$ 56,7 bilhões em 2024 para US$ 93,1 bilhões em 2027, mantendo-se como o segundo segmento mais relevante.

  • Apostas online (bets): crescimento de 33%, saindo de US$ 39,3 bilhões para US$ 52,3 bilhões no mesmo período.

Expansão global e África do Sul

O estudo da Nuvei integra uma série de análises sobre mercados emergentes de alto crescimento. A primeira edição abordou Colômbia e Emirados Árabes Unidos, enquanto próximas publicações incluirão México, Hong Kong, Chile e Índia.

Na África do Sul, país com características semelhantes ao Brasil – população jovem e aberta à inovação –, o e-commerce deve crescer a uma taxa anual de 18% entre 2023 e 2027, alcançando US$ 15,8 bilhões. O varejo também será protagonista, passando de 58% em 2024 para 60% do total até 2027.


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