Transformações do e-commerce: 8 tendências que devem moldar o setor nos próximos anos
- Marketing ASBRAFE
- há 1 dia
- 2 min de leitura
IA, experiência, creator commerce e retail media estão entre as tendências, aponta a Corebiz

O e-commerce está evoluindo a cada dia com a adoção de novas tecnologias e as mudanças no comportamento do consumidor. Inteligência Artificial (IA), experiências diferenciadas e mídias digitais estão entre os fatores que vêm impulsionando o setor. Atenta a esse cenário, a Corebiz elencou as principais frentes que devem moldar o mercado nos próximos anos.
A empresa destaca que, até 2026, o e-commerce poderá representar entre 22% e 25% das vendas do varejo nos Estados Unidos, mantendo um crescimento anual estimado de 15% (CAGR) até 2029.
“O futuro do comércio digital será moldado pela inteligência artificial e pela integração de tecnologias que proporcionem mais eficiência, personalização e escalabilidade. O conceito de ‘AI first’ será a nova regra do mercado”, afirma Renan Mota, co-CEO e Founder da Corebiz.
Confira as oito macrotendências identificadas pela Corebiz que impactarão diretamente a forma como as empresas operam no ambiente digital:
Agentes de IA: A inteligência artificial deixa de ser um diferencial e se torna essencial para otimizar processos, atendimento e geração de insights estratégicos. Mais de 72% das empresas já utilizam a tecnologia em suas operações, e essa adoção deve se intensificar nos próximos anos.
Mobile commerce: O crescimento das compras por dispositivos móveis exige experiências mais rápidas, personalizadas e seguras.
B2B commerce: A digitalização das vendas entre empresas impulsiona a busca por mais eficiência operacional.
Composable commerce: Soluções modulares e escaláveis garantem maior flexibilidade para marcas que desejam evoluir com agilidade.
Experiências imersivas: Tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual aumentam o engajamento e melhoram as taxas de conversão.
Last mile e quick commerce: A logística da última etapa da entrega se torna ainda mais estratégica diante da demanda por prazos cada vez menores.
Creators commerce: O marketing de influência se consolida como pilar para a conversão de vendas em nichos altamente segmentados.
Retail media: Marketplaces e varejistas passam a atuar como plataformas de mídia, criando novas oportunidades de publicidade digital.
Para a Corebiz, os agentes de IA representam uma das transformações mais significativas para o setor. Empresas como eBay, Cosentino e Johnson & Johnson já utilizam essa tecnologia para automação de processos, atendimento ao cliente e até descoberta de novos produtos e soluções.
“As empresas que quiserem se destacar precisarão ter uma abordagem centrada no consumidor, combinando inovação tecnológica com estratégias ágeis e foco total na experiência de compra”, diz Felipe Macedo, fundador e co-CEO da Corebiz.
Comments