top of page

Setor das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria continua otimista, especialmente em relação ao Carnaval e Páscoa

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 09 de fevereiro de 2024 com 51 empresas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de janeiro de 2024.


Fonte: Banco de imagens Canva

Desde o mês de dezembro de 2023, o indicador de confiança ICFestas (Índice de confiança dos empresários do setor das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria) encontra-se no campo do otimismo, com valores acima dos 50 pontos. Em dezembro, o indicador encerrou o mês em 56 pontos, houve uma ligeira queda em janeiro de 2024 para 55 pontos, mas o cenário é bastante diferente do que se via até novembro do ano anterior (49,6).



O otimismo verificado no ICFestas pode ser explicado por dois principais movimentos:


  • Melhora constante da situação atual das empresas desde o início da pesquisa (gráfico 4). No primeiro mês que o indicador foi medido, o resultado encontrado foi de 46,2 (out/23), chegando aos 52 pontos na medição de janeiro de 2024.

  • Elevada confiança com o a situação futura da própria empresa, muito acima da situação atual. O indicador de expectativas das empresas saiu de 55,3 em outubro para 70 pontos em dezembro, recuando para 65,2 em janeiro, mas ainda muito acima dos 50 pontos.

Por outo lado, a contribuição negativa para o resultado do ICFestas continua vindo da avaliação que as empresas pesquisadas fazem da situação atual da Economia Brasileira (gráfico 3). O indicador apontou um valor de 35,5 em outubro, manteve-se próximo a esse valor nos meses de novembro e dezembro, subindo para 41,2 pontos em janeiro de 2024. O indicador de expectativas para a Economia Brasileira é um pouco melhor, mas apresentou ligeira piora em relação ao mês anterior.



“Empresas sentem melhora nas condições atuais delas próprias e movimento parece estar numa trajetória ascendente desde novembro de 2023”.


Os indicadores financeiros apurados para o mês de janeiro continuam bastante positivos, mantendo assim a tendência de melhora já apresentada na pesquisa de dezembro. As empresas respondentes se mostraram muito otimistas com o movimento esperado para o Carnaval e a Páscoa de 2024.


 

Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 5ª Edição - Fevereiro/2024

bottom of page