top of page

Resultado da Festa Junina e expectativas com o Halloween impulsionam a confiança do setor varejista

Os resultados encontrados na atual pesquisa, apontam que apesar de uma pequena variação na confiança dos empresários do setor de artigos para festas em relação à pesquisa do trimestre anterior, os mesmo ainda se mantêm, em sua maior parte, confiantes e com grandes expectativas sobre o restante do ano.


A ASBRAFE - Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos, realiza trimestralmente uma pesquisa intitulada "Boletim Econômico: Qual a confiança dos empresários do setor de artigos para festas", que tem como finalidade avaliar a confiança e expectativas do seu empresariado (varejistas, fabricantes e distribuidores) acerca da economia brasileira e sua própria empresa.



"A pesquisa realizada no 2º trimestre de 2022 confirma os resultados encontrados no 1º trimestre: Houve uma significativa melhora nas condições da economia brasileira e das empresas no início do ano.


Houve um grande otimismo no início do ano, em grande parte, por conta da retomada da atividade econômica e do fim das restrições impostas pela pandemia. No segundo trimestre, esse otimismo permaneceu, mas um pouco mais contido. No 1º trimestre, 85% das empresas apontaram que estavam confiantes para o trimestre seguinte, nesta pesquisa esse percentual caiu para 74%, mas ainda bastante elevado.


Capítulo 4 - Expectativa para o 3º Tri/2022 em relação a própria empresa

Em relação à expectativa de faturamento para 2022, também se percebe que o otimismo permanece, pois 78% dos respondentes disseram que esperam ampliação do faturamento. Esse número é inferior ao encontrado na pesquisa passada (89%), mas ainda assim otimista


Capítulo 5 - Expectativa faturamento da própria empresa para 2022

Nesta pesquisa, também foi perguntado sobre os resultados das vendas relacionadas às Festas Juninas e 85% das empresas apontaram aumentos no faturamento em relação ao ano anterior. Esse resultado não chega a surpreender pois estávamos enfrentando restrições impostas pela pandemia no mesmo período do ano passado.


Capítulo 7 - Avaliação do resultado da Festa Junina de 2022 em relação a 2021

As expectativas para as vendas relacionadas ao Halloween também são boas, pois 85% esperam aumento das vendas.


Capítulo 8 - Expectativa de faturamento para o Halloween (Dia das Bruxas) 2022

A despeito das dificuldades ainda enfrentadas na economia brasileira, especialmente em relação ao aumento da inflação e da queda da renda real do consumidor, percebe-se que o setor representado pela ASBRAFE vem apresentando recuperação neste ano, com boas perspectivas no segundo semestre. A retomada das festas e dos eventos sem as restrições da pandemia parece que permanecerá, validando o otimismo apresentado nos resultados das pesquisas do 1º e 2º trimestre de 2022."


Confira a pesquisa completa abaixo:

Confiança Empresários 2 trimestre 2022
.pdf
Download PDF • 1.69MB
 

Fonte: Pesquisa - Confiança dos Empresários do setor de Artigos para Festas - 2º trimestre/2022 (Realizada pela ASBRAFE)


Comentários de Guilherme Moreira, responsável pela realização da pesquisa

bottom of page