top of page

O canal lojas especializadas em Festas, candies e confeitaria

Conteúdo produzido pela ProConsult, empresa parceira da ASBRAFE que apoia integralmente o fortalecimento do Setor das Lojas Especializadas em Festas, Candies, Confeitaria, Embalagens e Descartáveis.


Fonte: Banco de imagens Freepik

Evolução

 

O Brasil é um país que possui muitas peculiaridades em diversos campos. 

 

No comércio também é assim, e o canal de Lojas Especializadas em Festas, Candies e Confeitaria é um tipo de varejo que só existe em terras brasileiras. 

 

Muitos executivos das indústrias estrangeiras têm vindo ao nosso país para conhecer de perto esses fenômenos. 

 

O Canal Lojas de Festas é recente, com pouco mais de 20 anos. Antes, esse comércio tinha um mix limitado, entre descartáveis e decoração e teve seu crescimento embasado com a introdução de produtos alimentícios e serviços para fomentar um promissor público formado pelo mercado informal.

 

Nesse campo também, o Brasil é peculiar pois agregou nesse período, um público formado por boleiras, doceiras, confeiteiras e transformadoras que passaram a atender um público cada vez mais ávido por produtos para suas festas.

 

Claro que a instabilidade econômica também ajudou muito no crescimento desse mercado. Em épocas de crise e desemprego, o trabalho informal tem, tradicionalmente, forte tendência de crescimento. Formando assim uma legião de pessoas que, em busca de rendimento extra, se especializaram para oferecer os mais variados tipos de produtos para festas, como: doces, salgados, bolos decorados, decoração de ambiente, animação, diversos tipos de lembranças entre muitas outras variedades de produtos.

 

Esse público se preparou, estudou, especializou e ficou cada vez mais profissional. Participaram de aulas oferecidas por lojas e fizeram cursos em escolas especializadas que também começaram a surgir. Também participaram de workshops, cursos de aperfeiçoamento, assistiram lives de profissionais formados pela indústria, enfim, um grande contingente de profissionais mais capacitados.

 

Temos alguns exemplos no mercado de diversos comércios no setor de festas que começaram informalmente, com origem familiar e, hoje tornaram-se potências, grandes redes e lojas "departamentalizadas", com estrutura de verdadeiros shoppings de festas.

 

Por outro lado, a indústria também está conhecendo e explorando esse mercado. Cresceu e dedicou sua inteligência de marketing para desenvolver produtos e serviços que atendem a esse crescente segmento, que foi se tornando cada vez mais exigente.

 

Hoje, além da indústria de alimentos, diversos outros segmentos como: produtos prontos, insumos, acessórios, utensílios, arranjos ornamentais, descartáveis, embalagens dos mais diversos tipos, brinquedos, brindes, gifts e lembrancinhas voltados para os momentos alegres das mais variadas comemorações, compõem o mix das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria.

 

Mercado Atual

 

E o mercado atual? Podemos dizer que o setor está em “festa”! As restrições do período da pandemia do Covid 19 ficaram para trás, felizmente.  Contudo, vivenciamos uma estagnação neste setor, de dois anos ou mais, que acabou formando uma demanda reprimida e agora, temos uma forte retomada pela procura dos artigos para festas. 

 

Os dados do segmento são robustos. O número de lojas segundo a ASBRAFE, (Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas), é grande. Existem cerca de 7.000 pontos de vendas que movimentam mais de R$ 30 bilhões por ano com uma perspectiva muito otimista de crescimento.


Contudo, a empresa que atua ou pretende entrar nesse canal necessita ter conhecimento e compreensão da sua dinâmica. É necessário organizar o plano adequado de negócios. É fundamental detectar a viabilidade, desenvolver corretamente a estrutura comercial, formar equipes especializadas e bem treinadas, definir a logística, obter visão mercadológica, formar o composto de produtos adequado entre outras variáveis importantes para atuar de forma competitiva no canal de Lojas de Festas. Entender as necessidades dos lojistas e os anseios do consumidor também são outros grandes desafios. 

 

Enfim, é preciso buscar a melhor estratégia para explorar adequadamente este mercado para obter êxito nos negócios e “entrar para a festa” com sucesso.

 

Para saber mais sobre este canal visite proconsult.net.br

Posts recentes

Ver tudo

ESTRATÉGIA NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO FEMININO

Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino Estratégia Elas Empreendem e Comitê de Empreendedorismo Feminino No último dia 11, foi publicado no Diário Oficial da União, o Decreto nº 11.994 que in

Série: Falando sobre LGPD - Cookies e a LGPD

Diante da relevância da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e a necessidade de adequação das empresas, a FecomercioSP traz informações periódicas importantes sobre o tema a seguir. Os cooki

Comments


bottom of page