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IA pode aumentar conversões em até 30% e dobrar produtividade no varejo

Fonte: Banco de Imagens Canva
Fonte: Banco de Imagens Canva

A inteligência artificial (IA) já traz impactos relevantes em diversos setores, mas ainda enfrenta desafios para ganhar escala nas áreas de vendas. Segundo levantamento da Bain & Company, novas aplicações de IA generativa e agentiva podem liberar tempo das equipes comerciais e elevar as taxas de conversão em até 30%.


Hoje, vendedores dedicam apenas 25% de sua rotina a atividades de venda. Com o apoio da IA para automatizar tarefas administrativas e repetitivas, esse índice poderia dobrar. Os principais obstáculos para a adoção, porém, incluem processos fragmentados, dados dispersos e resistência cultural dentro das equipes.


Aposta do mercado


O estudo da Bain identificou 25 casos de uso de IA generativa e agentiva ao longo do ciclo de vendas em empresas B2B e B2C. Essas soluções evoluem de automações tradicionais para aplicações mais sofisticadas, capazes de reduzir em 30% a 40% o tempo em testes manuais e aumentar em até 50% a produtividade em testes unitários.


De acordo com Lucas Brossi, líder da prática de IA da Bain na América do Sul, empresas que redesenharem seus processos comerciais com foco em IA terão vantagem competitiva no médio e longo prazo. Para isso, no entanto, são necessárias decisões estratégicas sobre dados, mudanças culturais e engajamento da liderança.


Próximos passos


Para transformar o potencial em resultados concretos, o estudo recomenda priorizar casos de uso de maior valor, revisar processos críticos em vez de apenas automatizá-los e investir na qualidade dos dados. Áreas como prospecção e qualificação aparecem como pontos ideais para pilotos rápidos, que permitem aprendizado contínuo e expansão em escala.


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