top of page

Está em alta a confiança dos empresários do setor de artigos para festas no Brasil

Atualizado: 28 de out. de 2022

Segundo pesquisa realizada pela ASBRAFE, a confiança dos empresários de seu setor para o final deste ano (Natal) e o ano seguinte (Páscoa) apresenta considerável melhora no comprado a edições anteriores.



A ASBRAFE - Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos, realiza trimestralmente uma pesquisa intitulada "Boletim Econômico: Qual a confiança dos empresários do setor de artigos para festas", que tem como finalidade avaliar a confiança e expectativas do seu empresariado (varejistas, fabricantes e distribuidores) acerca da economia brasileira e sua própria empresa.


A pesquisa realizada no 3º trimestre de 2022 confirma os resultados das pesquisas anteriores: o setor de festas e eventos está melhorando e ficando cada vez mais confiante tanto em relação as condições futuras da economia brasileira quanto de suas próprias empresas.


O fim das restrições impostas pela pandemia no foi uma grande injeção de ânimo, especialmente no primeiro trimestre. No entanto, a elevação da inflação e a queda dos rendimentos das famílias no 2º trimestre esfriou um pouco as expectativas. O 3º trimestre, no entanto, mostrou uma melhora na percepção da situação da Economia Brasileira e das próprias empresas.


Os resultados da pesquisa sobre o desempenho do setor no 3º trimestre mostraram que 62,5% das empresas consideraram que a situação da economia brasileira melhorou no 3º trimestre em relação ao 2º trimestre (62,5%) e que a condição da própria empresa também melhorou em relação ao trimestre anterior (66%).



A boa notícia é que a expectativa tanto para economia brasileira (87,5%) quanto das empresas (87,5%) para o próximo trimestre é de otimismo.




As questões relacionadas ao faturamento das empresas confirmam o otimismo relatado acima. A expectativa de 93,8% das empresas é de crescimento para 2022 e 84,4% das empresas esperam crescimento do faturamento para 2023.



Em relação a Páscoa deste ano, houve uma melhora em relação a 2021 para 59,4% das empresas.



Para o próximo ano, há uma boa expectativa, pois 75% das empresas esperam crescimento.



Otimismo também para o Natal, com 81,3% das empresas projetando crescimento no faturamento.



O cenário apresentado pela presente pesquisa mostra que o setor está melhorando ao longo do ano de 2022, mais significativo ainda é que as expectativas para o futuro estão muito otimistas em praticamente todas as variáveis avaliadas, especialmente com em relação ao ano de 2023.

 

Fonte: Pesquisa ASBRAFE: Confiança dos empresários do setor de artigos para festas.

bottom of page