top of page

E-commerce representa quase metade das compras de supermercado no Brasil, segundo Neogrid

A jornada de compra em supermercados ganhou novos atributos ao longo dos anos e, no Brasil, o e-commerce encontrou morada nesse tipo de consumo. Isto porque, de acordo com levantamento da Neogrid, em parceria com o Opinion Box, 47% dos entrevistados obtém bens de consumo por meio do canal digital. O restante adere do modelo tradicional (lojas físicas).


Fonte: Banco de imagens Wix

Segundo o estudo, a preferência pela compra online neste segmento se baseia em dois motivos principais: preço e conveniência. Segundo Robson Munhos, diretor de Costumer Success da Neogrid, o trampolim do modelo digital o período de reclusão em 2019.


“A pandemia foi o ponto de virada para as pessoas começarem a fazer compras de supermercado no varejo online, que hoje ocupam quase a mesma proporção das lojas físicas tradicionais. Isso significa que os supermercados que não se adaptarem à nova realidade do consumidor e ter o produto disponível, evitando ruptura, vão acabar perdendo a preferência do público”, explica.


A pesquisa aponta que produtos de bens de consumo ocupam uma posição semelhante aos eletrônicos entre os mais adquiridos no e-commerce. À frente, fica somente o segmento de roupas e acessórios.


Mais dados

A Neogrid mostra que a compra de supermercados acontece por meio do e-commerce com frequência diária (5%), semanal (18%) e mensal (41%).


Além disso, 72% dos consumidores declaram a intenção de aumentar a frequência desse tipo de compra no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o mesmo ritmo do ano passado.

 

Comments


ASBRAFE

Rua Visconde de Inhaúma, 489
Sala 408 e 412 - Centro - Ribeirão Preto

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • Youtube

Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos - ASBRAFE
CNPJ: 30.899.257/0001-98

bottom of page