Confira como foi o primeiro dia da Expo Festas e Parques

Festival traz dicas de especialistas para quem quer empreender no mercado de festas


A arena de conteúdo Festival movimentou o primeiro dia da 14ª Expo Festas e Parques, aberta ao público nesta quinta-feira, no Expo Center Norte. Entre os palestrantes convidados, participaram a fundadora da empresa Workshop Festas Infantis, Carol Marcan, com 23 anos de atuação no setor. Especializada em empreendedorismo pela Fundação Dom Cabral, ela compartilhou com o público que passava por dificuldades financeiras -- à época, vendia doces caseiros nos semáforos -- quando viu a oportunidade de empreender no ramo e conseguiu transformar sua vida.


Ela queria fazer a festa de aniversário de 2 anos do filho, Gabriel, na creche que ele frequentava. Porém, não conseguiu encontrar um fornecedor que atendesse a demanda: uma pequena festa com comidinhas, brincadeiras e decoração sem extravagâncias. Sozinha, foi atrás dos itens e alimentos que desejava e, pessoalmente, fez atividades com os pequenos.


Após o sucesso da comemoração, outras mães entraram em contato com ela em busca do serviço. A princípio, atendia aos aniversários da creche do filho e de outras escolas do bairro. Posteriormente, passou a atender 354 escolas, fazendo de duas a seis festas escolares, nicho no qual foi pioneira, por dia. Conforme os negócios foram crescendo, a empresária montou um buffet infantil e acabou vendendo o primeiro empreendimento.


Hoje, Carol oferece mentorias e workshops para mulheres que desejam investir nas diversas áreas do setor, tais como decoração, confeitaria e entretenimento, somando mais de 8.000 alunas. "Se ninguém faz o que você quer, com certeza tem outras pessoas querendo a mesma coisa, mas não encontram. Quero mostrar como o segmento de festas infantis podem não só transformar vidas, mas comunidades inteiras", afirmou.


Outro tema da programação, “Os quatro passos para viver de festas”, levou os participantes a refletirem sobre a importância de entender o comportamento do cliente.


O que você vai vender? Para quem vai vender? Por quanto irá vender? E como divulgar e vender seu produto? Levando a sério esses quatro passos, Tati Ulhôa, proprietária da empresa Decorando Emoções, garante que é possível viver de festas.


Durante sua palestra, Ulhôa falou sobre sua trajetória no setor de decoração de festas e lembrou que criatividade e amor pelo que se faz não é suficiente. "É fundamental fazer da atividade uma profissão, pensar a longo prazo e não depender de outras rendas."


Ela também insistiu na necessidade dos decoradores de festas valorizarem seu produto. "Fazer festas baratas só deprecia o trabalho todo", afirmou. "É preciso ter um preço justo e não ceder somente porque outras decoradoras cobram menos".


Também ocorreram no primeiro dia as palestras "Como se destacar no mercado de festas", com Tino Scotti, da Scotti Produções, “Atendimento ao cliente, sem ele não tem festa!”, com Andreia Guidarelli, da Guida Festas, “Como organizar as finanças da sua empresa daqui para frente”, com Márcio Lavelberg, da Blue Numbers, e “Loja de locação: tudo o que você precisa saber e não pode faltar na sua loja”, com Lidy Araújo, da Festa Tudo é.


Fórum Adibra 4.0 apresenta novidades para o setor de parques

O Fórum Adibra 4.0, realizado durante a tarde do primeiro dia da Expo Festas e Parques pela entidade representante de parques e atrações indoor, apresentou cases e tendências para operadores e fornecedores de parques de diversões, atrações, buffets e FECs (Centros de Entretenimento Familiar). Foi uma oportunidade para profissionais conhecerem as principais novidades do setor e também para muito networking.


Segundo Henry Hila, diretor de marketing da Adibra (Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil), o congresso foi estrategicamente pensado para motivar o público a conhecer e participar de todas as atrações do evento. "Reunimos profissionais para tratar de assuntos que abrangem diversas etapas de um negócio, da segurança operacional, passando pela inclusão e acessibilidade, até a gestão de pessoas. Foi uma troca muito rica", afirmou.


O fórum contou com palestrantes de grandes empresas do segmento, tais como Hopi Hari, Wet'n Wild, Magic City e Parque da Mônica, e profissionais com conhecimento técnico. Os temas abordados foram: Segurança Operacional - Protocolos e Procedimentos, Tendências do Mercado - Novidades dos 4 Cantos do Brasil, Gestão de Pessoas - Desenvolvimento Organizacional e Inclusão e Acessibilidade – Parque para todos.


Com foco em empreendedorismo, seminário de artes com balões destaca a qualificação profissional

A Expo Festas e Parques recebeu em seu primeiro dia a estreia o SNAB - Seminário Nacional de Artes com Balões 2022, cuja tônica foi a qualificação profissional e orientações para empreendedores. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo. Uma das apresentações teve como palestrante Leandro Venâncio, criador da Ledo Gifts (@ledo_gifts), empresa especializada em decoração, consultoria e cursos envolvendo balões e outros tipos de artigos de festa e presentes.


"Até açougues, hoje em dia, utilizam decorações com peças de balão para chamar atenção dos clientes. Nós observamos um crescimento muito grande desse segmento durante a pandemia, mas para atender qualquer tipo de público é preciso conhecer o material e os melhores fornecedores. Esse trabalho não está em um produto que vem pronto em uma embalagem. É preciso utilizar as mãos, e aplicar a nossa personalidade", comentou o empresário.


No entanto, Venâncio chamou atenção para o fato de que o preço do gás hélio tem subido de 50% a 70% nos últimos tempos. Portanto, quem quer ingressar no segmento, ou trabalha há pouco tempo no setor, pode alterar o foco no balão de gás hélio para embalagens sofisticadas para surpreender amigos e entes queridos. Desde que a qualidade da matéria-prima justifique o trabalho e o preço cobrado.


Também ocorreram no primeiro dia as palestras "Temas encantados", com Renan Santos da Saints Decorações e "Selva e Jardim", com Pedro Vasques Junior, da Oficina Encantada Promoções e Eventos.


O SNAB acontece entre 26 e 28 de maio. A grade de palestras completa está publicada no site da expofestaseparques.com.br. O acesso é gratuito para profissionais do setor.

 

Fonte: Boletim Expo Festas e Parques - dia 1