Confiança do Setor representado pela ASBRAFE cai em janeiro, mesmo com otimismo em relação ao Carnaval e Páscoa
- Marketing ASBRAFE
- 13 de fev.
- 2 min de leitura
Índice de Confiança das lojas de artigos para festas, candies e confeitaria: Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 09 de fevereiro de 2025 com empresários(as) de lojas especializadas nesses segmentos e correlatos, referente ao mês de janeiro de 2025.

O Índice de Confiança do Setor de Festas (ICFestas) de janeiro de 2025 atingiu 49 pontos, entrando pela primeira vez no campo do pessimismo desde sua criação. A queda foi impulsionada, principalmente, pela percepção negativa sobre a Economia Brasileira, com a avaliação da situação atual marcando 33,1 pontos e as expectativas futuras 41,9 pontos.
Apesar do cenário desafiador, as empresas do setor ainda demonstram certo otimismo, embora em queda. Na pesquisa de janeiro, os empresários indicaram otimismo moderado em relação à situação atual (51,3 pontos) e expectativas mais positivas para os próximos meses (58,1 pontos).
Os indicadores financeiros trouxeram boas notícias. O faturamento mensal do setor cresceu 4,9% em relação ao mesmo mês de 2024, e as projeções para Carnaval e Páscoa seguem positivas, com variações esperadas de 8,4% e 11,7%, respectivamente.
Entretanto, um fator de atenção para 2025 é a forte variação dos custos das matérias-primas, que mantiveram um crescimento médio de 10%. Esse aumento representa um desafio tanto para lojistas quanto para consumidores, que devem sentir os impactos nos preços ao longo do ano.
O ICFestas é desenvolvido pela ASBRAFE – Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos e serve como um termômetro essencial para o mercado, apontando tendências e desafios que influenciam toda a cadeia produtiva do setor.
Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 17ª Edição - Fevereiro/2025
Comments