Como os creators usarão a IA em 2025, segundo a BrandLovers
- Marketing ASBRAFE
- 10 de fev.
- 2 min de leitura
Pesquisa indica que criadores de conteúdo pretendem utilizar soluções de IA para gerar ideias, criar textos, planejar calendários, entre outros

As soluções de inteligência artificial já estão presentes no cotidiano dos criadores de conteúdo – e a tendência é que seu uso se intensifique em 2025.
De acordo com levantamento da Brand Lovers, 63% dos influenciadores já utilizam IA em suas produções de conteúdo, número que sobe para 90% para os próximos meses. O estudo ouviu mil creators de todos os portes, entre nano, micro, médios, macro e celebridades, com mais de 1 milhão de seguidores, em dezembro do último ano.
Entre os usos da IA, destacam-se a geração de ideias (62%), a criação de texto como legendas ou roteiros (61%) e planejamento de calendários e cronogramas (51%). Aparecem também análises de desempenho e insights de campanhas e edição de imagens ou vídeos, com 40% e 34% das respostas, respectivamente.
O estudo identificou, ainda, que os criadores deverão buscar a diversificação de plataformas, bem como novos formatos de monetização, como os vídeos curtos de até 60 segundos, tidos como uma tendência de 2025 para 94% dos respondentes.
No geral, 87% dos criadores de conteúdo esperam diversificar fontes de renda neste ano, dos quais 75% priorizarão parcerias com marcas e publicidade. Além disso, ainda que o Instagram e o TikTok liderem no marketing de influência, com 96% e 72% de adesão, mais da metade (57%) quer explorar novas redes sociais.
Em relação às parcerias, 80% esperam construir relações de longo prazo. Há uma expectativa também de que as partes envolvidas tenham mais agilidade nos pagamentos (56%) e flexibilidade criativa (54%).
No que diz respeito à profissionalização, a BrandLovers identificou que 74% da amostra deverá investir em equipamentos que melhorem suas produções, enquanto 54% pretendem fazer cursos de criação de conteúdo ou marketing digital.
Comments