Black Friday deve movimentar R$ 13,3 bilhões no e-commerce brasileiro
- promocaoasbrafe
- 20 de out.
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Faturamento previsto é 14,7% maior que em 2024, com alta no número de pedidos e no ticket médio

O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 13,34 bilhões durante a Black Friday 2025, segundo projeção da Associação Brasileira de Inteligência Artificial e E-commerce (ABIACOM). O valor representa um crescimento de 14,7% em relação ao faturamento de R$ 11,63 bilhões registrado em 2024.
Crescimento em pedidos e ticket médio
A entidade projeta a realização de 16,5 milhões de pedidos, ante 15,75 milhões no ano anterior.O ticket médio também deve subir, passando de R$ 738 para R$ 808,50.Com isso, o incremento direto nas vendas está estimado em R$ 9,08 bilhões, superando os R$ 7,93 bilhões de 2024.
“O consumidor está cada vez mais atento às promoções e utiliza a Black Friday como oportunidade para antecipar as compras de Natal, garantindo economia e conveniência. Para os lojistas, o período é estratégico para aumentar o faturamento e fortalecer o relacionamento com os clientes”, afirma Fernando Mansano, presidente da ABIACOM.
Segmentos em destaque
Os setores mais aquecidos devem ser:
Eletrônicos e informática
Moda e acessórios
Beleza e cosméticos
Brinquedos
Eletrodomésticos
A ABIACOM recomenda que os varejistas invistam em campanhas antecipadas, promoções segmentadas e experiências de compra otimizadas no mobile, além de atenção especial ao pós-venda, fator decisivo para fidelização.
Planejamento e relevância estratégica
Para a entidade, a Black Friday deixou de ser apenas um evento de descontos e se tornou um marco estratégico do varejo digital, influenciando o desempenho de todo o último trimestre.
“A Black Friday se consolidou como o principal termômetro do e-commerce brasileiro. As empresas que se planejarem bem terão a oportunidade de ampliar suas vendas, reforçar a marca e conquistar novos consumidores”, conclui Mansano.







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