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Afinal, qual o segredo para aumentar as vendas da minha loja pelo WhatsApp?

Você sabe tirar proveito do WhatsApp em suas vendas? Saiba que ele é o aplicativo mais acessado pelos brasileiros e com um enorme potencial comercial. Quer saber qual o segredo para aumentar suas vendas pelo Whatsapp? Então, este artigo é para você!


Fonte: Banco de imagens Wix

Primeiramente, vale destacar que muito mais do que um simples aplicativo de mensagens, o WhatsApp se tornou um importante canal de vendas para comerciantes dos mais variados nichos e tamanhos.


Mas a questão é que é preciso saber usá-lo, para tirar dessa ferramenta o melhor proveito possível. E por isso criamos este artigo, para mostrar como aumentar suas vendas usando o WhatsApp. Confira!


Por que vender pelo WhatsApp

Segundo pesquisa feita pelo Opinion Box sobre o uso do WhatsApp no Brasil, 98% das pessoas que possuem um smartphone têm o aplicativo instalado em seus celulares, e 86% delas utilizam o aplicativo todos os dias. E mais, 76% dessas pessoas afirmaram que se comunicam com empresas por meio do WhatsApp, e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo.


Portanto, se ainda não considerava seu uso para fins comerciais, já passou da hora de se convencer do poder dessa ferramenta para aumentar suas vendas.


Agora que já conhece os benefícios do WhatsApp para o seu empreendimento, confira abaixo como começar a vender usando esse aplicativo.


Como vender mais usando o WhatsApp?

Certamente, melhorar as vendas da sua loja usando o WhatsApp requer planejamento e o uso de algumas estratégias. Confira abaixo algumas dicas para ajudar você a vender mais usando esse poderoso aplicativo.


1. Crie uma conta no WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão do aplicativo destinada a contas comerciais, ou seja, oferece funcionalidades especiais para negócios, como mensagens automáticas, etiquetas e etc.


Por isso, se você já usa o WhatsApp pessoal, precisará baixar outro app e providenciar um novo número de telefone ou transferir o seu número atual para uma conta comercial.


Assim, com um perfil comercial, basta adicionar o nome da loja, horário de funcionamento, localização, informações de contato e uma foto que represente o seu negócio, como o logo da empresa. Lembre-se de também definir os horários de atendimento no aplicativo e divulgá-los para o público.


2. Crie um catálogo

Pronto, já tendo seu WhatsApp comercial, é hora de criar um catálogo no recurso oferecido pelo aplicativo, onde poderá mostrar seus produtos de maneira organizada, com fotos, descrições e valores de cada item, facilitando para o cliente encontrar mais informações sobre as mercadorias à venda. Sem dúvida, um recurso muito importante para quem tem loja.


3. Divulgue um link direto

Agora com sua conta e catálogo criados, é a hora de divulgar seu link nos canais de comunicação em que estiver presente, seja o site de sua marca, redes sociais ou na bio do Instagram, por exemplo, que permite que, ao clicar no link, o cliente seja imediatamente direcionado para uma conversa com o seu perfil no WhatsApp. Para isso, basta substituir o campo “número” pelo WhatsApp do seu negócio.


4. Respeite a privacidade dos clientes

Ao vender pelo WhatsApp, é fundamental respeitar a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não enviando, de forma alguma, mensagens para pessoas que não aceitaram receber mensagens da sua empresa previamente, ou seja, que não tenham procurado seu WhatsApp via algum link divulgado.


As abordagens invasivas, além de proporcionarem uma experiência negativa para o cliente, são proibidas pela legislação.


Por isso, envie mensagens apenas aos clientes que entrarem em contato com sua empresa através de link disponibilizado nos canais de comunicação que desejar, seja via e-mail, redes sociais ou até no site.


5. Automatize respostas com mensagens rápidas

Tenha em mente que as pessoas estão, cada vez mais, imediatistas, por isso, quando entram em contato pelo WhatsApp, elas esperam receber um atendimento rápido e prático.


Para não gerar frustrações nesse sentido, tenha sempre alguém disponível para responder às mensagens no horário de funcionamento, mas não se esqueça de deixar esse horário bem visível e lançar mão das respostas automáticas.


Procure configurar mensagens automáticas para responder fora do horário de funcionamento, sejam mensagens de saudação, como mensagens de ausência (quando alguém envia uma mensagem fora do horário de funcionamento configurado no seu perfil), e prometa entrar em contato assim que possível.


Esses são só alguns exemplos de uso para esse recurso.


6. Segmente listas de contato

Crie listas com base nas preferências e no histórico de compra dos clientes para enviar mensagens direcionadas. Isso evita o spam e torna as mensagens mais relevantes.


Para organizar suas listas com eficiência, a dica é utilizar o recurso de etiquetas do WhatsApp Business, que permite separar os clientes por categorias.


Assim, segmentando-os, fica mais fácil criar diferentes listas com os conteúdos, argumentos de vendas e ofertas mais específicas para cada lista.


7. Ofereça promoções exclusivas

Utilize esse poderoso canal para incentivar os clientes a comprar através do WhatsApp, oferecendo promoções exclusivas ou descontos especiais para quem comprar por meio desse canal. Outra ótima estratégia é investir em campanhas sazonais, ou seja, aproveitar as datas comemorativas para vender mais usando o WhatsApp.


8. Faça uso das atualizações

Publique atualizações regulares nos status do WhatsApp de sua loja para manter os clientes informados sobre novos produtos, promoções e eventos.


Ver WhatsApp, e conferir esse app a cada notificação, já virou mania da maioria das pessoas. Por isso, procure, sem exagerar, estar sempre atualizando seu status e enviando novidades.


9. Capriche no atendimento ao cliente

Responda prontamente às perguntas e preocupações dos clientes. Pesquisas comprovam que um bom atendimento ao cliente faz toda a diferença para a sua fidelização.


10. Interaja com os clientes

Incentive os clientes a enviar mensagens, fazer perguntas, participar de pesquisas ou enquetes relacionadas aos seus produtos e serviços e, sempre que possível, compartilhe conteúdo relacionado ao seu nicho, como dicas, guias de compra e notícias relevantes.


Depois de colocar essas dicas em prática, é só ir acompanhando o resultado do uso dessa ferramenta, fazendo os devidos ajustes sempre que for preciso e, principalmente, lembrando-se sempre de respeitar as políticas de privacidade do WhatsApp. Sem dúvida, você verá que esse aplicativo pode ser uma ferramenta poderosa para melhorar as vendas da sua loja e fortalecer o relacionamento com os clientes.

 

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