Acompanha o que ocorreu na Expo Retomada na cidade de Santos, cobertura Francal Feiras

Depois de mais de um ano parado, o setor de eventos de negócios deu o primeiro passo para reiniciar suas atividades nesta quarta-feira (21) com a ExpoRetomada, em Santos/SP, um dos primeiros eventos-teste apoiados pelo Governo Estadual.


1º DIA


DADA A LARGADA!


Depois de mais de um ano parado, o setor de eventos de negócios deu o primeiro passo para reiniciar suas atividades nesta quarta-feira (21) com a Expo Retomada, em Santos/SP, um dos primeiros eventos-teste apoiados pelo Governo Estadual.


MODELO


Voltado para as feiras e congressos, a Expo Retomada é um evento modelo para comprovar, na prática, a eficácia dos protocolos sanitários do setor desenvolvidos em parceria com o Hospital das Clínicas.


ABERTURA


O recado foi dado às autoridades logo no painel de abertura com bastante clareza: Estamos prontos! No debate, o Prefeito de Santos, Rogério dos Santos, garantiu que vai liberar os pedidos de alvará para eventos de negócios na cidade assim que o Governo do Estado autorizar o retorno.


CENÁRIO OTIMISTA


Presente à abertura, o Secretário de Turismo e Viagem de São Paulo, Vinicius Lummertz, projeta um cenário otimista: “Hoje nós conseguimos enxergar o futuro. A vacinação está subindo e a economia vai subir”.


“Queremos voltar a trabalhar em prol do país, gerando emprego e renda”, completou o Presidente da Francal Feiras e da Ubrafe, Abdala Jamil Abdala. Para ele, a Expo Retomada é uma prova da competência e profissionalismo do setor.


FUTURO


Depois de uma breve participação virtual na abertura, Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, foi a principal debatedora do último painel do primeiro dia da Expo Retomada, sobre a evolução do valor presencial nas feiras.


Na projeção da secretária, o futuro dos eventos é se tornarem um hub das mais diversas experiências. “A pandemia nos trouxe como aprendizado valorizar a qualidade da interação humana”.


2º Dia


CONFIANÇA REDOBRADA NO SETOR DE EVENTOS


Se tivesse uma palavra para definir a Expo Retomada, encerrada nesta quinta-feira, dia 22, em Santos/SP, é confiança. O evento-teste apoiado pelo Governo de São Paulo mobilizou toda a cadeia eventos de negócios, autoridades estaduais e municipais e a grande imprensa.

O consenso é que o setor está preparado para retomar as atividades e receber seus públicos com segurança para a saúde.


NOVO RECOMEÇO


Responsável pelo funcionamento de toda infraestrutura dos eventos, operações foi tema do primeiro painel do dia.


Entre os participantes, Walter Gomes, Gerente de Operações da Francal Feiras, definiu o retorno das feiras como 'um novo recomeço'. “Nós precisamos trabalhar na união e na conscientização de toda a cadeia em relação aos protocolos de segurança”, afirmou.


CAMINHO ABERTO


No painel sobre cidades inteligentes, o vereador paulistano Rodrigo Goulart confirmou que, na semana passada, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou seu projeto que define 14 de agosto como o Dia Oficial das Feiras e Eventos de Negócios na cidade. Neste dia, em 2020, aconteceu a primeira edição da Expo Retomada.


O vereador antecipou, ainda, que o Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Ricardo Nunes para discutir a retomada das feiras, convenções e congressos na capital paulista decidiu revogar todos os decretos e portarias que limitam a realização de eventos de negócios durante a pandemia.


A intenção é substituir a legislação em vigor por um novo protocolo alinhado com o Plano São Paulo do Governo Estadual, a ser elaborado após a avaliação dos resultados da Expo Retomada. O decreto com a revogação dos anteriores deve ser publicado no Diário Oficial do Município até o dia 27.



ENCERRAMENTO

O painel de encerramento da Expo Retomada reuniu representantes das entidades realizadoras do evento: UBRAFE, ABEOC Nacional, ABRACE, SINDIPROM, o Convention & Visitors Bureau de Santos e a GL, gestora do Santos Convention Center.


Presidente da Francal Feiras e da UBRAFE, Abdala Jamil Abdala declarou se sentir feliz com o reconhecimento das autoridades e confiante de que as feiras retornarão em breve.


Ele verbalizou o sentimento de todos que passaram pelo evento: “2022 será um ano pleno de eventos e de reconstrução da nossa atividade”.


Nos próximos dias, será divulgada a “Carta de Santos”, um manifesto com os princípios e demandas do setor de eventos de negócios para as autoridades públicas.

 

Fonte 1 dia: https://app.rdstation.email/mail/df9a1119-48c9-49e9-9fca-d24fd6dc30c7?utm_campaign=institucional_-_boletim_expo_retomada_-_dia_1&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


Fonte 2 dia: https://app.rdstation.email/mail/e3311065-77e7-47ac-8077-b77e0f2bb683?utm_campaign=institucional_boletim_-_expo_retomada_-_dia_2&utm_medium=email&utm_source=RD+Station


Créditos: Francal Feiras