top of page

Volume de vendas do varejo tem queda de 2,5% em relação ao ano anterior

Dos seis segmentos analisados, apenas o setor de hipermercados registrou alta de 0,7%


Fonte: Banco de imagens Wix

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta queda de 2,5% do volume de vendas do varejo, no comparativo ano contra ano. Já no comparativo com o mês anterior o índice apresentou alta do volume de vendas com 0,2%, no comparativo com fevereiro. O estudo, que apresenta dados mensais de movimentação varejistas, é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros.


“Os resultados desse mês nos mostram que, embora o resultado no comparativo com o ano passado seja negativo, quando olhamos para a evolução entre meses do primeiro trimestre de 2024, nota-se continuada tendência de melhora.”, explica o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.


Na análise por segmentos, o relatório indicou que cinco deles registraram uma queda anual significativa, com o setor de livros e jornais, revistas e papelaria liderando as estatísticas, com uma baixa de 13,2%, seguido por material de construção (12%), tecidos, vestuário e calçados (4,5%), móveis e eletrodomésticos (4,0%) e artigos farmacêuticos (0,8%). Apenas um segmento apresentou alta, o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com 0,7%.


Apenas cinco estados se destacam com resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Ceará (8%), Amazonas (5,4%) e Roraima (5,1%), nas regiões Norte e Nordeste, e Mato Grosso do Sul (1,6%) e Mato Grosso (0,9%), na região Centro-oeste do país.

 

תגובות


bottom of page