Aumento foi impulsionado principalmente pelo setor de veículos, motos e peças
As vendas do comércio físico brasileiro cresceram 2,2% em novembro, em relação a outubro, quando tinha marcado baixa de 0,6%. Esse é o maior aumento desde junho deste ano, quando o índice registrou alta de 2,4%.
O resultado foi impulsionado pelo segmento de veículos, motos e peças, que cresceu 6,6%. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, novembro foi o segundo melhor mês de 2022 em termos de vendas de veículos novos, revertendo uma sequência de dois meses consecutivos de quedas.
Em contrapartida, o setor de materiais de construção teve a baixa mais expressiva, de 3,4%. “Os outros segmentos do varejo apresentaram resultados mistos, refletindo o cenário econômico ainda bastante desafiador para os comerciantes do país”, afirma economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Variação anual
A comparação entre novembro deste ano e o mesmo mês de 2021 mostrou um aumento de 4,4% nas vendas do comércio físico do País.
Também nesse recorte o setor de veículos, motos e peças teve destaque, com alta de 9,9%. Em sequência está o segmento de combustíveis e lubrificantes (7,8%). Apenas os empreendimentos da área de materiais de construção marcaram baixa, essa de 1,5%.
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento.
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