top of page

Vendas da Páscoa cresceram 2,7% em relação a 2023 nas lojas especializadas em festas, candies e confeitaria

Atualizado: 8 de abr.

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 04 de abril de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de março de 2024.


Fonte: Agência Brasil

O grande destaque da pesquisa do mês de março foi a ocorrência da Páscoa. Ao contrário do ano de 2023, quando a Páscoa caiu em abril. Dessa maneira, houve um aumento significativo do faturamento de março em relação ao mesmo período do ano passado por conta deste fator “calendário”.

 

O faturamento da Páscoa de 2024 apresentou crescimento de 2,7% em relação a 2023, apesar do número positivo, veio bem abaixo da expectativa das empresas do setor, que apontaram em fevereiro uma expectativa de variação de 8,4%.

 

Essa decepção, que já havia ocorrido também no faturamento do Carnaval, contribui para a queda do ICFestas de março, que saiu de 54 pontos em fevereiro para 53,3 pontos em março. A análise mais detalhada do indicador mostra que os empresários estão pessimistas em relação à situação atual da economia brasileira e essa percepção está piorando ao longo do ano. Por outro lado, ainda vemos otimismo em relação à situação das próprias empresas, tanto atuais quanto nos próximos meses.

 


Devemos nos lembrar que o início do ano de 2024 foi marcado por uma forte inflação de alimentos causada, em especial, por questões climáticas. Além disso, os itens tradicionalmente comercializados durante a Páscoa, especialmente os chocolates e seus derivados, subiram muito acima da inflação, diminuindo assim o poder de compra das famílias e afetando negativamente o faturamento desse período.

 

A boa notícia é que há um processo contínuo de recuperação da renda das famílias tanto via salários quanto redução da inflação de alimentos a partir de abril. Esse movimento pode trazer alento ao setor a partir do 2º trimestre de 2024.


Sobre o ICFestas

A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.


A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.


A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.


Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.


A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.

 

Fonte:  Relatório ASBRAFE ICFestas - 7ª Edição - Abril/2024


Comments


bottom of page