Varejo brasileiro cresce 9,4% em setembro na comparação anual
- promocaoasbrafe
- 10 de out.
- 1 min de leitura

As vendas do varejo nacional registraram alta de 9,4% em setembro, em relação ao mesmo mês de 2024, segundo o Indicador IGet, elaborado pelo Departamento Econômico do Santander Brasil em parceria com a Getnet, empresa de pagamentos do grupo espanhol.
Na comparação com agosto, o avanço foi mais moderado. Considerando o IGet Restrito — que exclui materiais de construção e autopeças —, o crescimento foi de 14% na base anual e de 0,2% em relação ao mês anterior.
Crédito e mercado de trabalho sustentam o consumo
O relatório aponta que o crédito consignado para trabalhadores do setor privado, o pagamento de precatórios e o mercado de trabalho aquecido têm contribuído para manter o ritmo das vendas, mesmo diante dos juros elevados.
“Impulsos como o crédito consignado e os precatórios aparentam ser fatores que auxiliam a resiliência da atividade”, destacam Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, economistas do Santander.
Apesar disso, os especialistas alertam que a política monetária restritiva deve continuar limitando o desempenho econômico nos próximos meses.
Serviços às famílias mostram retração
O levantamento também revelou queda nos serviços voltados às famílias, com retração de 8,2% na comparação anuale 4% em relação a agosto. O resultado reforça a desaceleração em setores mais sensíveis à renda e ao crédito.







Comentários