top of page

Queda no ICFestas em setembro: Impactos Econômicos, Custos e Incertezas Climáticas

Atualizado: 10 de out.

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 08 de outubro de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de setembro de 2024.


Fonte: Giro de Gravataí

A pesquisa realizada entre os associados da ASBAFE, com dados do mês de setembro de 2024, apontou queda no índice de confiança do setor, fato que não acontecia desde abril deste ano.


Grande parcela dessa queda está diretamente relacionada ao fraco desempenho do segmento no mês de setembro, especialmente em relação ao faturamento e aumentos de custos. Esse fraco desempenho afetou negativamente também as expectativas para o ano, tanto em relação às próprias empresas, quanto a Economia Brasileira como um todo.


Não devemos nos esquecer também que o mês de setembro foi afetado por fenômenos climáticos mais intensos que o habitual, causando inclusive queimadas de grande porte no Brasil. Esses fenômenos tiveram como consequência um aumento de custos, que sempre se transformam em inflação aos consumidores, corroendo seu poder de compra.


Por último e não menos importante, temos o início do ciclo de elevação da taxa SELIC, que acaba sendo um balde de água fria na atividade econômica.


De qualquer maneira, ainda não podemos afirmar que a queda do ICFestas de setembro seja uma tendência, precisaremos aguardar os próximos resultados para desenhar um cenário mais completo.


Sobre o ICFestas


A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.


A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.


A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.


Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.


A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.

 

Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 13ª Edição - Outubro/2024

Comments


bottom of page