top of page

Indústria do chocolate deve gerar quase 8 mil postos de trabalho temporário na Páscoa

Levantamento foi feito pela consultoria KPMG, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas


Fonte: CNN

Um mapeamento realizado pela consultoria KPMG, encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), mostrou que a Páscoa deste ano deve gerar, ao todo, 7,9 mil vagas de trabalho temporário no Brasil.


A pesquisa representa os dados dos associados. Os empregos diretos e indiretos foram abertos para atuar nas fábricas e nos pontos de venda.


Segundo Ubiracy Fonsêca, presidente da Associação, a Páscoa é a principal data para o setor de chocolates e um bom momento para o mercado de trabalho como um todo.


“Além de contribuir com a economia de forma geral, ao abrir as vagas temporárias, o segmento dá a chance para muitos terem sua primeira experiência profissional e oportunidade de efetivação, abrindo a porta para o mercado de trabalho”, destaca.


Já o levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) aponta que as vagas temporárias podem chegar a 41,5 mil na Páscoa deste ano, incluindo postos na fabricação de chocolate, colomba pascal e embalagens; e no comércio e nos serviços, com destaque para as áreas de transporte e logística. Somente no mês de março, segundo a Asserttem, foram abertas 13 mil vagas.


“As contratações para atender às demandas da Páscoa tiveram início no mês de janeiro e seguem até o mês de março. Todo período sazonal apresenta-se como um bom momento para o mercado de trabalho temporário e, consequentemente, para uma possível efetivação. A taxa média de efetivação dos temporários é de 20%”, afirmou o presidente da Associação, Marcos de Abreu.


A assistente social Clara Oliveira, de 27 anos, ficou desempregada no início do ano. Cerca de 20 dias atrás, ela conseguiu uma vaga para atuar num supermercado promovendo uma marca de chocolates.


“Fiquei muito apreensiva quando perdi o meu emprego de carteira assinada. Essa oportunidade veio na hora certa. Por mais que seja temporário, vai me dar um alívio e ajudar a pagar algumas contas”, contou.

 

Comentários


bottom of page