Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 01 e 08 de novembro de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de novembro de 2024.
O ICFestas de outubro foi de 56,3, crescimento de 3pp em relação a setembro (53,3). A maior parcela do crescimento do indicador se deve a melhora da situação atual das empresas. Por outro lado, chamou a atenção a acentuada queda do indicador relativo às expectativas em relação a economia brasileira.
O mês de outubro recuperou parte das perdas do ICFestas de setembro, voltando assim para níveis próximos aos valores de agosto, que estavam bastante otimistas.
De qualquer maneira, esses resultados mostram aderência à situação do país, pois passamos por um momento de baixo desemprego e economia aquecida. Por outro lado, elevação da taxa de juros e desvalorização do Real frente ao Dólar sinalizam perda de dinamismo adiante.
Os resultados econômicos das empresas também melhoraram, o faturamento do mês cresceu quase 7% em relação a outubro do ano passado e o ticket médio cresceu mais de 4%.
Em relação às duas principais festas do mês, houve crescimento elevado do Dia das Crianças (5,4%), mas certa decepção em relação ao Halloween, com crescimento mais discreto (2,4%). Em relação o Natal a expectativa de crescimento é de 8%.
Apesar da desconfiança em relação à Economia Brasileira, o setor permanece otimista e com uma expectativa de crescimento do ano de 2024 de 6,4%.
Sobre o ICFestas
A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.
A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.
A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.
Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.
A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.
Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 14ª Edição - Novembro/2024
header.all-comments