top of page

ICFestas acelera recuperação em junho, mantendo a trajetória iniciada em maio de 2024

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 03 e 10 de julho de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de junho de 2024.


Fonte: G. L. Smith

O ICFestas de junho manteve trajetória de crescimento iniciada em maio, inclusive acelerando ainda mais a retomada do mês anterior. Em junho, o ICFestas saiu de 51,0 pontos para 54,6, consolidando assim o retorno ao campo do otimismo do segmento.


Fonte: Relatório ICFestas - 10ª edição - Julho/2024

A novidade deste mês é que tanto o índice de situação atual quanto de expectativas cresceu em relação ao mês anterior, ao contrário do mês passado, quando o índice de expectativas havia caído.


Separando-se o ICFestas por Economia Brasileira e Empresas, percebe-se que houve melhora da percepção em relação a economia brasileira (situação atual), com uma trajetória crescente a partir de maio. O Indicador de abril atingiu o menor nível desde o início da pesquisa (34,0). A partir de maio, inicia-se o movimento de recuperação e chegamos a junho com 41,3 pontos, que ainda pode ser considerado pessimismo, mas se aproximando cada vez mais do campo neutro. Também as expectativas para a Economia Brasileira melhoraram, saíram de 50 (neutro) em maio e passaram para 54,7 em junho (otimismo).


Fonte: Olianchi Ribeirão - Ribeirão Preto/SP

Em relação a situação das próprias empresas (situação atual), a melhora é ainda mais perceptível. Em abril, o indicador estava inclusive no campo do pessimismo (47,9), melhorando em maio e passando para o campo do otimismo em junho (53,5). As expectativas também melhoraram, chegando a 62,2 pontos. 


Sobre o ICFestas


A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.


A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.


A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.


Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.


A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.

 

Fonte:  Relatório ASBRAFE ICFestas - 10ª Edição - Junho/2024


Comentários


bottom of page