ICEI sobe em outubro, mas indústria completa 10 meses de pessimismo, aponta CNI
- promocaoasbrafe
- 15 de out.
- 2 min de leitura
Empresários seguem sem confiança desde janeiro; expectativas para os próximos seis meses melhoram pela terceira vez consecutiva

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou alta de um ponto em outubro, alcançando 47,2 pontos, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (13). Apesar do avanço, o resultado ainda está abaixo da linha de 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo, marcando dez meses consecutivos de falta de confiança entre os industriais.
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, ainda é prematuro falar em reversão do cenário.
“O fim do ano tende a ser mais favorável para a indústria e isso costuma se refletir nas expectativas. É possível que o ICEI melhore, mas não a ponto de reverter a falta de confiança que persiste desde o início do ano”, explicou.
Os dois componentes do indicador apresentaram alta em outubro. O Índice de Condições Atuais subiu 1,3 ponto, passando de 41,9 para 43,2 pontos, impulsionado pela percepção um pouco mais positiva sobre a situação das empresas e da economia nacional. Mesmo assim, o resultado segue abaixo dos 50 pontos, o que indica que os empresários ainda consideram as condições piores do que há seis meses.
Já o Índice de Expectativas avançou 2,9 pontos, chegando a 49,1 pontos — sua terceira alta consecutiva. Embora continue em território pessimista, o dado revela que os empresários estão menos negativos em relação ao futuro, especialmente quanto ao desempenho de suas próprias empresas.
Sobre o ICEI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é uma pesquisa mensal conduzida pela CNI que avalia o sentimento dos empresários da indústria sobre o presente e o futuro da economia. Na edição de outubro de 2025, foram ouvidas 1.164 empresas, sendo 458 de pequeno porte, 444 de médio porte e 262 de grande porte, entre os dias 1º e 7 de outubro.







Comentários