top of page

IA é aplicada por quase metade dos varejistas, mostra pesquisa da Central do Varejo

Em pesquisa conduzida pela Central do Varejo com 307 varejistas de portes diferentes, 47% deles afirmou que utiliza Inteligência Artificial em alguns de seus processos. O restante (53%) afirma que nunca aplicou ferramentas do tipo em seu cotidiano de trabalho, apesar do plano ser, de fato, automatizar-se gradativamente.


Fonte: Banco de imagens Wix

O levantamento, chamado de ‘Inteligência Artificial no Varejo’, aponta que o uso de IA tem destaque no atendimento ao cliente com chatbots (56%) e na criação de conteúdo de marketing (50%). O restante das principais razões para aplicação dessas ferramentas são:


  • Personalização da experiência do cliente, recomendação e otimização de busca (36%);

  • Sumarização de texto, transcrições, geração de insights (35%);

  • Análise de tendências e ferramentas de inteligência competitiva (34%);

  • Geração de conteúdo para e-commerce (25%);

  • Automatização de relatórios (25%);

  • Prevenção a fraudes (22%);

  • Previsão de demanda (20%);

  • Gestão de estoque (18%);

  • Logística, roteirização e entrega (13%);

  • Outros (10%).


De acordo com a Central do Varejo, o interesse por IA também cresce aos olhos do varejo no país. Ao todo, 78% querem aplicar mais ferramentas do gênero no dia-a-dia, enquanto 21% quer manter o nível atual de investimento e 1% visa a redução no uso.


Fonte: ECBR

Futuro

Além das áreas de trabalho nas quais as varejistas trabalham com IA hoje, também existem as áreas de interesse no futuro. Bem como no presente, atendimento ao cliente é o grande destaque da lista:


Fonte: ECBR

A lacuna do investimento também é vista no varejo, com apenas 24% dos players colocando mais de R$ 150 mil nessa funcionalidade. Outro ponto é a necessidade de capacitação em IA, já que a maioria das empresas (52%) afirma que a falta de conhecimento é o principal obstáculo para sua utilização.


 


Além da Central do Varejo, as instituições Ibevar, MBA/USP/Esalq e Labfin Provar também apoiaram o estudo.

 

Comments


bottom of page