top of page

Grupo Mirandinha: Uma empresa Guarulhense que hoje atua a nível nacional e internacional

A história do Grupo Mirandinha, fábrica de produtos para festas e artesanatos, localizada na Cidade Satélite, em Guarulhos-SP, é daquelas de arrancar lágrimas de qualquer um. Por trás do que é hoje um grande fornecedor do setor de festas, há uma trajetória de conquistas linda e emocionante. O Grupo Mirandinha surgiu em 2001, mas foi oficializado em 15 de julho de 2003. Em 2022 completou 19 anos de história tornando possível as festas das famílias

brasileiras.


Fonte: Grupo Mirandinha

Com um espírito empreendedor, antes de fundar o Grupo Mirandinha, Claudio de Castro, era dono de uma oficina auto elétrica, mas devido à concorrência desleal dos desmanches seu negócio começou a perder a lucratividade e os problemas financeiros foram se agravando. Mesmo com diversas dificuldades, manteve-se firme no negócio, pois era o único sustento da família.


O que era para ser dias ruins, tornaram-se meses, e a situação ficou insustentável. Em um momento em que se viu sem recursos para comprar um simples pastel de feira para um de seus filhos, percebeu que precisava mudar aquela situação.


Cláudio sempre foi um homem de muita fé, e um belo fia foi na Catedral da Sé, em São Paulo fazer a sua prece. A igreja estava vazia, era somente ele e Deus, e na ocasião pediu a Deus uma saída para aquela situação. Chegando em sua casa, já tarde da noite, foi dormir e teve um sonho, “Todas as grandes obras, grandes monumentos fazem sucesso, mas suas miniaturas também faziam tanto sucesso quanto”.


Ao acordar de manhã ele entendeu a seguinte questão: “Qual é o maior símbolo da igreja? Qual sua grande obra?”. E a resposta para essa pergunta veio com naturalidade: A Bíblia. A partir desse momento, Cláudio começou a produzir artesanalmente mini Bíblias de madeira com imã de geladeira, dando início a uma nova fase em sua história.


Dias depois ele foi até o maior comércio a céu aberto da América Latina, nas lojas da “25 de Março”, para tentar vender. O primeiro dia foi um sucesso. Todas as mini Bíblias foram vendidas e a partir daquele momento ele começou a conquistar clientes na região, e aos poucos o negócio foi crescendo.


Com o aumento da demanda, o processo de fabricação passou da madeira para o gesso e posteriormente para o plástico. A empresa decolou, surgindo novas linhas de produtos em miniaturas como caixinhas de leite, garrafinhas de bebidas e acessórios para artesanato, o portfólio só aumentava e seu sucesso também. Nasceu então, o Grupo Mirandinha, na época Mirandinha Miniaturas.


Um bom negócio é aquele que se perpetua até mesmo em outras gerações.

Parte importante na história do Grupo Mirandinha, aconteceu envolvendo os filhos de Cláudio. Em 2010, seu filho mais velho, Bruno Miranda, abriu uma empresa no setor de festas. O primeiro produto foi feito para atender um cliente em específico, com isso, ele viu que muito havia a ser explorado nesse segmento e passou a desenvolver novos produtos, como mini mamadeiras e mini baleiros de plásticos, ainda novos no mercado.


O sucesso foi tanto que Bruno pediu a ajuda do pai para administrá-la. Já o filho mais novo, Thiago Miranda, que havia se tornado goleiro profissional fora do Brasil, abandonou o futebol e resolveu voltar para o país e ajudar a família nessa nova empreitada. A união familiar fez toda a diferença para o crescimento do Grupo Mirandinha e a partir daí a empresa começou a atingir novos patamares. Em 2012, a empresa ganhou dois novos defensores: Bruno e Thiago Miranda, filhos de Cláudio Castro, e junto deles surgiu uma nova linha de produtos voltados para festas, aumentando ainda mais o portfólio da empresa.


Sustentabilidade e tecnologia: Reconhecimento além da conta

Desde o princípio o Grupo Mirandinha sempre se preocupou em contribuir para o desenvolvimento local, da do bairro em que está localizada a fábrica da empresa, no caso a Cidade Satélite, e também da cidade de Guarulhos-SP, mas muito além do desenvolvimento, a empresa preservar a natureza e o meio-ambiente por meio da fabricação dos seus produtos.


Fonte: Grupo Mirandinha

Em 2021 o Grupo Mirandinha tornou-se a primeira empresa fabricante de produtos para festas e artesanatos a receber a “Certificação de Empresa Parceira da Natureza” e passou a apoiar projetos relacionados a educação ambiental no Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) que atua há mais de 30 anos nas causas do setor.


O Grupo Mirandinha acredita que a educação ambiental é uma das ferramentas mais importantes para promover a conscientização e a mudança de atitudes que afetarão de forma positiva o futuro das próximas gerações.


Atualmente o grupo está em busca de uma certificação de Zero Carbono, processo esse que faz parte da fabricação de seus produtos.


Grupo Mirandinha: Nova marca, novas oportunidades

Em junho de 2022, a Mirandinha Miniaturas se firmou como Grupo Mirandinha, e além do novo nome ganhou também novas cores e uma nova identidade visual. O anúncio da nova marca foi oficializado em junho deste ano na feira ABCasa, Natal Festas e Parques 2022, onde o grupo esteve presente com um grande stand.


Fonte: Grupo Mirandinha

O lançamento da nova marca está estreitamente ligado com a expansão da empresa para outros nichos de mercado, que vai além do setor de artesanato e produção de miniaturas, como é conhecida. Essa mudança também colabora para o crescimento da marca no mercado internacional, o objetivo é agregar valor para seus clientes.


E por falar em crescimento, o Grupo Mirandinha pisará em terras americanas em 2023. Em janeiro a marca que nasceu em Guarulhos ganhará sua primeira unidade nos Estados Unidos. A primeira loja no país será inaugurada em Miami, no estado da Flórida, e é o ponto inicial de um grande objetivo, franquear mais lojas do grupo em outras regiões dos Estados Unidos, principalmente em regiões onde a comunidade latina é predominante.


“Esse é o início da realização de um grande sonho, que é levar a nossa criatividade e inovação do setor de festas para além das fronteiras brasileiras. Acredito que a loja em Miami nos abrirá portas para outras regiões dos Estados Unidos. Nosso desejo inicial é franquear a loja e abrir outras unidades em cidades como Boston, Massachusetts, e Chicago no Illinois”, explica Thiago Miranda, um dos diretores do Grupo Mirandinha.


O Grupo Mirandinha, que completa 20 anos em 2023, possui atualmente cerca de 300 colaboradores diretos e indiretos, onde a grande maioria trabalha em sua fábrica sediada em Guarulhos, produzindo milhões de peças por mês em maquinários de alta tecnologia. Hoje mais de 4000 lojas no Brasil são parceiras do Grupo Mirandinha na distribuição de seus produtos.


“Temos orgulho de ser uma marca que nasceu em Guarulhos, mas muito mais que isso, somos gratos a Deus pela oportunidade de levar nossa marca a outros horizontes, sejam eles dentro ou fora do Brasil”, finaliza Thiago Miranda.


Para saber mais sobre a empresa e os produtos do Grupo Mirandinha, acesse: www.grupomirandinha.com.br.

 
bottom of page