top of page

Faturamento do setor das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria cresceu 7,4% em 2023

Atualizado: 12 de fev.


Fonte: Banco de imagens ASBRAFE

Pesquisa realizada pela ASBRAFE apontou que houve um aumento do faturamento do das lojas especializadas em festas, candies e confeitaria de 7,4% em 2023 comparativamente ao ano anterior. Descontando-se a inflação oficial do período de 4,62% (IPCA), podemos inferir que o setor cresceu 2,7% em termos reais.


A surpresa positiva desse resultado foi que ele veio acima das expectativas do segmento conforme pode ser visto no gráfico 1 logo abaixo.



O valor efetivo do faturamento acima do esperado pode ser um dos fatores que explica a melhora da confiança dos empresários do segmento em relação aos próximos períodos.


O ICFESTAS de dezembro (gráfico 2) conseguiu captar essa mudança, pois saiu de 49,6 em novembro (pessimismo) para 56 pontos em dezembro, lembrando que valores acima de 50 são considerados otimistas.


Avaliando-se o ICFESTAS em suas aberturas, percebe-se que o empresário do setor não está satisfeito com a situação atual, mas cada vez mais otimista com as perspectivas dos próximos meses. O resultado acima do esperado do faturamento pode ter intensificado esse movimento conforme mostra o gráfico 2, a seguir.



Separando-se os resultados do indicador nas dimensões “Economia Brasileira” e “Empresas”, fica ainda mais evidente o descontentamento com a situação atual da Economia Brasileira: Desde o início da apuração, em setembro, o IC neste quesito flutua ao redor dos 35 pontos, denotando pessimismo forte.


Por outro lado, o cenário mostrado pelo IC na dimensão das Empresas é bastante diferente. Havia sinais de pessimismo moderado até a pesquisa de novembro. A partir de dezembro, no entanto, o IC Empresas saiu de 48,1 pontos e passa para 51,3. Uma mudança discreta de percepção, mas o fato relevante aqui é que houve mudança para o lado do otimismo.


Dissemos anteriormente que aumento do ICFESTAS de dezembro estava relacionado muito mais às expectativas que à situação atual. Os dados do gráfico 3 mostram além: o otimismo que causou o aumento do indicador é muito mais em relação às próprias empresas que em relação à Economia Brasileira.


O IC “Expectativas” apenas para as empresas saltou de 59,6 em novembro para 70 pontos em dezembro. Um resultado surpreendente mesmo considerando-se os resultados de faturamento de 2023 melhores que a expectativa.


“O resultado do ICFestas de dezembro mostra que, apesar da situação atual ainda não ser das melhores, há uma melhora nas expectativas para os próximos períodos. Esse otimismo está muito mais relacionado às próprias empresas que a Economia Brasileira”


 

Fonte: Relatório ASBRAFE ICFestas - 4ª Edição - Janeiro/2024


bottom of page