top of page

Facebook atinge o maior número de jovens adultos na plataforma em 3 anos

Recentemente, a Meta anunciou que o Facebook está atraindo o maior número de jovens adultos em três anos. Segundo ela ressalta, trata-se de um esforço para renovar a imagem da plataforma e atrair um público mais jovem. Para a geração Z, porém, itens de segunda mão são mais acessíveis e mais fáceis de encontrar.


Fonte: Banco de imagens Canva


No relatório, mais de 40 milhões de adultos norte-americanos e canadenses entre 18 e 29 anos acessam o Facebook diariamente — essa é a primeira vez que a Meta divulga tais informações demográficas. Fundado por Mark Zuckerberg, o Facebook completou 20 anos em 2024.


Duelo com TikTok


Este crescimento reflete os esforços da empresa para reconquistar a atenção dos jovens adultos, que têm migrado para o TikTok, aplicativo de vídeos curtos da ByteDance, da China. Conforme o anúncio de um porta-voz, a Meta registrou “cinco trimestres de crescimento saudável no uso de aplicativos” entre jovens adultos.


Nos primeiros 3 anos de existência, o app reuniu 50 milhões de usuários — hoje, possui cerca de 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. No Brasil, o Facebook ficou em primeiro lugar entre as redes mais usadas em 2020 e 2021. Em sua última medição, em 2023, estava na quarta posição, com 109 milhões de usuários brasileiros (seguido de perto pelo TikTok, como mostra o gráfico).


Fonte: ECBR

Queda de atração dos jovens

Com o tempo, no entanto, o Facebook se tornou menos atraente para os jovens, perfil crucial para os anunciantes — em especial ao e-commerce, onde as tendências geradas por esse público impulsionam as vendas.


Apenas cerca de um terço dos adolescentes norte-americanos afirma usar o Facebook, de acordo com uma pesquisa do instituto Pew realizada no ano passado, uma grande queda em comparação com sondagens de 2014 e 2015.


Por outro lado, a proporção de adultos norte-americanos que afirmam usar o Facebook manteve-se majoritariamente estável desde 2016, em 68%, segundo a Pew.


Facebook ainda é gigante no mundo

De acordo com um levantamento atualizado da Statista, Existem mais de 378 milhões de usuários do Facebook somente na Índia, tornando-o o país líder em termos de tamanho de audiência do Facebook. Para colocar isto em contexto, se a audiência da Índia no Facebook fosse um país, então ela estaria em terceiro lugar em termos de maior população mundial.


Fonte: ECBR

Além da Índia, existem vários outros mercados com mais de 100 milhões de usuários do Facebook cada: Estados Unidos, Indonésia e Brasil com 193,8 milhões, 119,05 milhões e 112,55 milhões de usuários do Facebook, respectivamente.

 

Comentarios


bottom of page