top of page

Emprego e produção crescem no setor industrial em maio, aponta CNI

Pesquisa indica que o índice de produção do setor alcançou 53,6 pontos, valor maior que o registrado em abril, de 46,5 pontos


Fonte: Banco de imagens Canva

A pesquisa Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (15/6), aponta que o índice de produção do setor alcançou 53,6 pontos no mês de maio, maior que o valor registrado em abril, de 46,5 pontos.


O indicador leva em consideração uma variação de 0 a 100 pontos. Acima de 50, o número indica crescimento e, abaixo, queda.


O emprego na área industrial também apresentou aumento em relação ao mês anterior. O índice de evolução do número de empregados chegou a 51 pontos, crescimento de 0,5 ponto comparado a abril.


Outro indicador que apresentou números positivos foi a Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que mede o nível de atividade da indústria. O UCI na indústria geral chegou a 70% em maio, aumento de um ponto percentual em relação ao mês anterior.


Em comparação ao mês de maio de 2021, o índice se manteve.


A pesquisa entrevistou 1,8 mil empresas, entre de 1º e 9 de junho de 2022. Do total, 730 estabelecimentos eram de pequeno porte, 631 de médio e 439 de grande porte.


Expectativa para junho

O levantamento mediu também o índice de expectativa da demanda para junho. O indicador alcançou 59,1 pontos, crescimento de 1,8 ponto em comparação a abril e maior valor desde setembro do ano passado.


O índice se refletiu na expectativa de compras de matérias-primas e de aumento no número de empregados. Com isso, a intenção de investimentos na área cresceu 0,3 ponto, chegando a 56,4.

 
bottom of page