E-commerce brasileiro registra um pedido a cada 7 segundos e amplia alcance logístico no país
- Marketing ASBRAFE
- 5 de mai.
- 2 min de leitura
O comércio eletrônico segue em ritmo acelerado no Brasil. Entre janeiro e março de 2025, um novo pedido de e-commerce foi enviado para entrega a cada 7 segundos, segundo a primeira edição do Mapa da Logística, levantamento realizado pela Loggi. No período, 55% dos pacotes chegaram ao destino em até três dias, com destaque para a agilidade nas movimentações entre as regiões Sul e Sudeste e o avanço significativo no Nordeste — especialmente na Bahia, Ceará e Pernambuco.

O relatório destaca a expansão da malha logística nacional, impulsionada pela alta de 134% no número de pequenos e médios empreendedores (PMEs) realizando envios para todo o país. Esse movimento reforça o papel das PMEs na consolidação do e-commerce regional e no aumento da capilaridade das entregas.
Crescimento regional e categorias em alta
Santa Catarina (279%), Espírito Santo (248%), Rio Grande do Sul (150%), Minas Gerais (137%) e Goiás (118%) lideraram o crescimento no volume de envios no trimestre, mostrando uma expansão além dos grandes centros tradicionais.
No recorte por categoria, os segmentos de vestuário, moda, cosméticos e perfumaria lideraram o número de entregas. Outros setores também apresentaram crescimento expressivo, como óticas (319%), eletrônicos e informática (196%), artigos esportivos (180%), joias e bijuterias (154%) e livrarias (106%).
Apesar da evolução logística e do aumento na atividade de PMEs, o cenário macroeconômico impôs desafios ao varejo como um todo. De acordo com o Índice do Varejo Stone (IVS), o comércio digital registrou queda de 12,9% nas vendas em março. “O mercado de trabalho ainda mostra força, mas começa a dar sinais de desaceleração, principalmente no setor informal. A inflação segue pressionada, e as famílias estão mais endividadas. Esse aperto no orçamento ajuda a explicar a perda de ritmo do varejo nos últimos quatro meses”, analisa Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone.
O levantamento reforça que, mesmo em um ambiente econômico desafiador, a logística segue como pilar fundamental para a eficiência do e-commerce, com destaque para o crescimento de regiões antes menos integradas à cadeia nacional de entregas.
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