A Black Friday está chegando, e 66% dos brasileiros planejam aproveitar as promoções deste ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Wake, em parceria com a Opinion Box. O estudo “Intenção de Compra na Black Friday 2024” revelou que o e-commerce é o canal preferido de 58,2% dos consumidores, seguido pelos marketplaces (47,8%) e aplicativos (44,3%). As lojas físicas também seguem relevantes, sendo escolhidas por 30% dos entrevistados.
A maioria dos consumidores vê a Black Friday como o momento ideal para comprar itens de necessidade (55%) ou para adquirir produtos desejados (45,9%), aqueles que estão aguardando a melhor oferta no carrinho. Além disso, muitos estão antecipando suas buscas por ofertas: 37,8% começarão a monitorar os preços com um mês de antecedência, enquanto 32,5% já estão acompanhando as variações de preços.
A pesquisa também mostrou que 66% dos brasileiros estão economizando para fazer compras durante a Black Friday. “Esse comportamento reflete a importância que o período tem para o varejo, mas principalmente para o comprador. Vemos hoje consumidores que estão se preparando financeiramente para garantir produtos de interesse com qualidade e bons preços”, comenta Alessandro Gil, VP da Wake.
Quando o assunto é ticket médio, 23,2% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$1.000,00, enquanto 20,1% ainda não definiram quanto vão investir. Outros 18,4% pretendem desembolsar entre R$500,00 e R$1.000,00. Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito parcelado é o preferido por 38,3% dos consumidores, seguido do pagamento à vista no cartão de crédito (24%) e pelo Pix (22,6%), que já ultrapassa o boleto bancário e o cartão de débito.
Entre os produtos mais desejados pelos consumidores estão Eletrônicos e Informática (26,2%), Eletrodomésticos e Eletroportáteis (23,4%), Moda e Acessórios (20,4%) e Beleza e Cosméticos (18,2%).
“Esses dados demonstram a importância de estratégias de venda que combinem preços competitivos e conveniência. O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e conectado, buscando não só preços atrativos, mas também segurança nas transações”, acrescenta Alessandro Gil.
Os consumidores também revelaram onde irão pesquisar as ofertas, e entre os canais, os principais marketplaces aparecem como os preferidos com 42,4% das respostas. Em seguida, aparecem os sites de pesquisa (39,3%) e os sites das próprias lojas, com 39% da preferência. Um dado curioso é como o Instagram aparece na sexta posição, evidenciando como as redes sociais têm se transformado em um funil do processo de compra.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 30 de julho de 2024, com 1076 consumidores, considerando as proporções de sexo, idade, renda mensal e distribuição geográfica.
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