top of page

Cinco ferramentas e estratégias para alavancar pequenas e médias empresas no digital

Para os empreendedores interessados em aprender mais, a Ecommerce na Prática promoverá uma aula online e gratuita


Fonte: Banco de imagens Wix

As pequenas e médias empresas comprovaram, ano passado, que o varejo online conquistou ainda mais espaço na escolha de compra dos consumidores. O faturamento chegou a R$ 3,3 bilhões em 2023, um crescimento de 22% em relação a 2022. Para garantir uma fatia desse mercado em 2024, os empreendedores devem ficar de olho nas tendências do comércio digital e, por isso, a especialista Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática, escola de e-commerce da Nuvemshop, selecionou cinco ferramentas e estratégias para este ano.


“O varejo online tem muitas possibilidades de crescimento e, assim como todo universo da tecnologia, muda constantemente. O empreendedor precisa estar atento a essas alterações no comportamento do consumidor e colocar em prática toda inovação ou tendência que estejam em linha com seus objetivos e plano de negócio para este ano”, comenta Babi.

Confira as cinco ferramentas e estratégias que Babi listou para alavancar um negócio no digital este ano.


Vídeos na loja virtual

Já é possível inserir o formato diretamente nas plataformas de e-commerce, por meio de plugins e aprimorar a experiência do consumidor, permitindo a visualização muito mais detalhada dos produtos ofertados.


Realidade aumentada

O aumento da adoção de tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual para aprimorar a experiência de compras online são tendências no momento. A realidade virtual ou aumentada, apesar de já vista em 2023, tem muito potencial para crescimento, especialmente para o setor de moda, pois possibilitam mais segurança para o consumidor escolher peças sem provar, por exemplo.


Inteligência Artificial

Para personalizar recomendações de produtos, melhorar o atendimento ao cliente e otimizar a gestão do próprio negócio, o uso de ferramentas de IA está entre as principais estratégias para quem deseja se destacar nas vendas. ChatGPT, AgentGPT e Flair AI estão entre as indicações da especialista.


Expansão do Social Commerce

As vendas geradas pelo direcionamento de redes sociais para a loja virtual cresceram mais de 240% somente em 2023. A divulgação pelo Instagram, TikTok e WhatsApp é uma forte estratégia de conversão, e os lojistas podem se beneficiar com os links direcionados para a loja virtual ou até mesmo live-commerce, facilitando o acesso do cliente à finalização da compra e engajar oferecendo conteúdos relevantes.


Novos métodos de pagamento

O surgimento de novos métodos de pagamento, como criptomoedas e autenticação biométrica, possibilitam tornar as transações on-line mais seguras e convenientes.

Treinamento gratuito


Para entender mais sobre essas e outras estratégias, a Ecommerce na Prática promoverá um treinamento online e gratuito para empreendedores que aspiram se desenvolver no mercado digital.


A aula ocorrerá no dia 16 de janeiro, a partir das 19h. Os empreendedores aprenderão com Babi Tonhela os primeiros passos para a criação de uma loja online de sucesso.


Entre os temas abordados, 3 pontos serão centrais na apresentação: facilidades da loja virtual como canal de venda, inclusive para quem tem loja física e deseja fazer essa passagem para o virtual; detalhes para customização, gestão e automatização da loja; e utilização de ecossistemas e integrações com redes sociais, meios de pagamento, logística e outros.

 
bottom of page