top of page

Apesar da redução do ICFestas em abril, expectativa do Setor para 2024 ainda é otimista

Pesquisa realizada por consultoria independente (MB Consultoria) entre os dias 02 e 13 de maio de 2024 com empresários(as) de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos referente ao mês de abril de 2024.


Fonte: Google

No mês de abril, o ICFestas apresentou mais uma queda, saindo de 53,3 em março para 50,4 em abril. Esse movimento de declínio da Confiança vem ocorrendo desde o final do ano passado, no entanto, a queda verificada neste mês de abril foi mais intensa que a média dos meses anteriores. Podemos considerar que a partir deste mês o ICFestas saiu do otimismo e foi para o campo neutro.

 

Esse movimento de queda ao longo de todo o ano se intensificou em abril causado, em grande parte, pelo índice de situação atual, que saiu de 47,8 para 43,3. A variação do índice de expectativas, apesar de ainda permanecer no campo do otimismo, também vem caindo, mas num ritmo mais moderado, saindo de 58,7 em março para 57,4 em abril.


Na análise dos indicadores do mês de abril, devemos levar em conta dois fatores importantes:


  • A relativa decepção do setor em relação aos resultados da Páscoa de 2024, conforme visto na pesquisa anterior;


  • Fatores Sazonais: Neste ano de 2024 a Páscoa caiu março, ao contrário de 2023 quando o evento ocorreu em abril. Dessa maneira, a comparação de abril de 2024 com abril de 2023 ficará prejudicada e pode ter afetado negativamente também o ICFestas.


A abertura dos indicadores mostra que a variável que mais contribui negativamente é a situação da Economia Brasileira, tanto no presente quanto em relação às expectativas futuras. O indicador de situação atual para a economia brasileira em abril foi de 34 pontos, o que denota pessimismo. O indicador de expectativas futuras ainda está no campo neutro com 50 pontos, mas em movimento de queda.


Os indicadores das Empresas estão um pouco melhores, mas também em ligeira queda. Chama a atenção a queda verificada na situação atual, as empresas passaram do campo do otimismo para o pessimismo, pois em março o valor era de 53,7 e caiu para 47,9 em abril.


Sobre o ICFestas

A partir do mês, outubro de 2023, a ASBRAFE passou a divulgar os resultados de seu novo indicador, que passou a se chamar “Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos”, ou de forma abreviada: ICFestas.


A ideia principal dessa iniciativa foi disponibilizar um indicador mensurável das questões levantadas nas pesquisas feitas até aquele momento, especialmente os resultados do trimestre, tanto das empresas pesquisadas quanto da economia brasileira.


A metodologia adotada foi desenvolvida especialmente para a ASBRAFE, mas inspirada em bibliografia já consagrada para esse tipo de indicador. Convencionou-se, a partir deste momento, que números superiores a 50 do ICFestas indicam otimismo e abaixo de 50 pessimismo.


Através dessa iniciativa, espera-se que o empresário do segmento possa avaliar melhor a situação de sua própria empresa em relação à média do mercado que ele atua, podendo assim planejar melhor suas ações.


A pesquisa completa é de acesso exclusivo aos associados ASBRAFE.

 

Fonte:  Relatório ASBRAFE ICFestas - 8ª Edição - Maio/2024

コメント


bottom of page