A Importância das Redes Sociais para o Comércio de Artigos para Festas

As redes sociais, fazem parte cada vez mais do cotidiano das pessoas, dado que estão a todo momento acessando, seja para consulta de produtos, seja para acompanhar o dia a dia de amigos e influencers. Aqui no blog da ASBRAFE ajudaremos a entender a importância das redes sociais para o nosso segmento de mercado, seja varejo ou indústria.

O que são as redes sociais?


Antes de entendermos a importância das redes sociais para o comércio, faz-se necessário entender o que elas são.


Inicialmente as redes sociais foram criadas para serem locais onde as pessoas poderiam se reunir, reencontrar e ver amigos, discutir ideias, entre outras coisas. Isto ocorria através de fóruns, grupos, ou mesmo comentando publicações, porém, com o tempo este conceito foi se ampliando.


Atualmente, quando falamos em redes sociais a primeira plataforma que vem à nossa cabeça é o Facebook e Instagram, no entanto, o mercado se desenvolveu muito fazendo surgir diversas opções as quais podem ser muito úteis ao seu negócio.


Quais são as principais redes sociais e suas possíveis funcionalidades?


Facebook: esta rede pode ser explorada pra diversas funções, aqui separamos algumas dicas, as quais serão exploradas e aprofundadas em matérias futuras. 1. ampliação de sua marca, através de divulgações frequentes sobre produtos e ações; 2. fornece soluções para potencializar vendas, através de anúncios pagos e em grupos (campanhas tradicionais e remarketing*); 3. Opção de trabalhos em conjunto com influenciadores; 4. E, possibilidade de divulgação em um sistema que interage com lojas online.


Instagram: de propriedade do Facebook, o Instagram vem se tornando mais uma das redes fundamentais para o comércio, hoje, os principais influenciadores e geradores de conteúdo se encontram nela. Além de possuir recursos parecidos com o Facebook: campanhas de mídia paga, possibilidade de criar um catálogo de produtos para anúncio, e a realização do trabalho de remarketing, ele também pode ser um catalizador para seu comércio.


Pinterest: uma das redes sociais para trabalhar, principalmente, para quem realiza vendas de produtos e serviços através de um site. Muitos usuários utilizam o Pinterest a fim de buscar referências para decoração, verificar imagens de produtos etc. Diferente do Instagram, suas imagens são mais variadas, além de possuir um bom alcance orgânico, não diminui a distribuição de publicações que contenham links.



WhatsApp: apesar de seu foco ser em mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma rede social, também de propriedade do Facebook, que pode ser utilizada pelo seu comércio. Através dela, pode desenvolver-se o SAC da sua empresa agilizando seu atendimento ao longo do dia a dia. E, pode transformar-se numa poderosa ferramenta de divulgação através de disparos de mensagens, e desenvolvimento de grupos, visto que, sua entrega orgânica não depende de um algoritmo. No caso do seu uso, é recomendável a versão Business a qual permite a criação de um catálogo de produtos virtual facilitando o atendimento caso trabalhe com delivery.


A importância de trabalhar as redes sociais para o comércio de artigos para festas


Visto importância de cada rede para o comércio de artigos para festas, podemos entender a importância de trabalhá-las.

Mas trabalhá-las não consiste apenas em criar uma página, ou perfil, existem cinco fatores que devem ser considerados:

  1. Assiduidade/frequência nas postagens (não deixe semanas ou meses sem conteúdo);

  2. Conteúdo de qualidade tanto textual quanto visual;

  3. Responder os comentários feitos em publicações;

  4. Evitar apagar comentários negativos (responder com uma solução, geralmente, é positivo);

  5. Manter o perfil atualizado com as principais informações de contatos, serviços e localização.

Levando em conta essas informações e realizando o trabalho em suas redes sociais, sua empresa tende a aumentar ainda mais seu alcance e fazer com que seu público conheça melhor seus produtos e serviços.