top of page

A importância das Associações de Classe

Conteúdo produzido pela ProConsult, empresa parceira da ASBRAFE que apoia integralmente o fortalecimento do Setor das Lojas Especializadas em Festas, Candies, Confeitaria, Embalagens e Descartáveis.


Uma Associação de Classe existe para o fortalecimento de uma categoria setorial e atua na defesa de seus interesses, unindo esforços para a resolução de problemas, além de incentivar a atualização e valorização profissional. Possui poder legal para representar seus associados de forma jurídica, tributária, institucional e até mercadológica, conferindo transparência e credibilidade ao associado junto aos seus clientes e consumidores.


Fonte: Banco de imagens Canva

Existem inúmeras vantagens que esses associados podem absorver ao fazer parte de uma Associação de Classe que acabam por impactar positivamente em seus negócios. O setor como um todo acaba se beneficiando ao obter a força que esta união proporciona.


Contudo, é muito comum que pequenas empresas busquem as organizações setoriais apenas para obter algum tipo de vantagem comercial imediata junto aos outros participantes da entidade. É um grande equívoco esse raciocínio, pois algo muito mais amplo pode ser obtido com a sua adesão, com inúmeras vantagens em função do espírito colaborativo que as Associações de Classe promovem.


Independente do porte da empresa, tanto as grandes como as pequenas, acabam obtendo benefícios das alianças que existem numa Associação, já que de forma independente e isolada essas empresas não conseguiriam reivindicar ou discutir sobre assuntos como: regulamentações, legislações, entre outras questões vitais ao seu negócio, muito menos acompanhar e evoluir em sintonia com seu mercado.



Outras vantagens institucionais podem ser consideradas nesse contexto, como por exemplo, seguir o código de ética e mostrar que sua marca valoriza os princípios e boas práticas organizacionais. Compreender que a união das empresas colabora para o fortalecimento do setor e permite a relevância da categoria junto ao mercado.

 

bottom of page