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4 tendências para o varejo apresentadas na NRF 2025

Os palestrantes da NRF 2025, encerrada na semana passada, deixaram um recado para o mercado global: mesmo com o avanço do digital, as lojas físicas continuam sendo o coração do varejo local. Integradas às tecnologias mais modernas, os pontos de vendas seguem se reinventando para atender às crescentes demandas de consumidores exigentes.


Fonte: Banco de imagens Wix
Fonte: Banco de imagens Wix

Algumas das discussões do evento giraram em torno de temas como tecnologia, personalização, social commerce e a transformação do varejo, com destaque especial para a transformação das lojas físicas em locais apropriados para a criação de experiências memoráveis para os consumidores.


Participante da feira, César Baleco, CEO do Grupo IRRAH, acompanhou de perto as inovações apresentadas pelos palestrantes e destacou quatro tendências relevantes para o varejo. As observações fazem parte de um conjunto de práticas cruciais para a boa execução de estratégias modernas de omnichannel.


Lojas físicas como hubs de conexão

A transformação das lojas físicas em hubs de conexão passa pela criação de espaços imersivos e interativos que vão além da simples compra de produtos, mas proporcionam experiências fortes o bastante para estabelecer conexões duradouras entre os clientes e a marca.


Na avaliação de Baleco, exemplos como IKEA e LEGO ilustram perfeitamente essa abordagem. As marcas europeias se destacam com a criação de ambientes repletos de storytelling e design para encantar os consumidores. Neste panorama, as lojas funcionam como um recipiente para boas memórias e contribuem para a fidelização dos clientes.


Tecnologia centrada no cliente 

A inteligência artificial (IA) está transformando o varejo, permitindo personalização em escala e experiências que reduzem o esforço do consumidor. O segredo, segundo especialistas, está em sonhar grande, começar pequeno e agir rapidamente.


Na prática, a aplicação de IA no varejo envolve coletar dados dos clientes para criar experiências personalizadas em tempo real, como recomendações de produtos e interações automatizadas por chatbots. Também permite otimizar o processo de compra, tornando-o mais eficiente e intuitivo, e ajudando na criação de campanhas personalizadas.


A chave é começar com soluções simples, realizar testes rápidos e aprimorar continuamente com base no feedback obtido, garantindo uma personalização contínua que atenda melhor às necessidades do cliente e crie uma experiência sem fricções. 


Social commerce em alta

O social commerce traz a conveniência da compra diretamente nas redes sociais, usando influenciadores para criar uma experiência autêntica e envolvente, além de aproveitar funcionalidades como o live shopping para impulsionar as vendas. Ele transforma a forma como os consumidores descobrem e compram produtos, criando novas oportunidades de engajamento e fidelização.


Sustentabilidade chegou para ficar

Oferecer produtos que sejam duráveis e éticos, além de adotar práticas empresariais responsáveis, é um imperativo para marcas que desejam se destacar junto às gerações mais jovens. Alinhando-se a valores de preservação ambiental e justiça social, marcas conseguem fidelizar consumidores conscientes que buscam fazer a diferença por meio de suas escolhas de compra.



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